17 inimigos dos dentes que vão surpreender você

By 8 de julho de 2020 Notícias

17 inimigos dos dentes que vão surpreender você

Tudo que você come ou bebe reflete em sua saúde. A atenção com os hábitos alimentares é uma tendência das novas gerações, que possuem conhecimento e informação nas mãos. Essa é uma boa notícia. Ainda mais quando se trata da saúde bucal. Afinal, um sorriso bem cuidado e confiante abre muitas portas. Para manter sua boca e seus dentes bonitos e resistentes, o principal é manter uma rotina de higiene oral eficiente. Escovar sempre os dentes após as refeições, mantendo-os limpos e livres da placa bacteriana, é fundamental. Usar o fio dental ao menos uma vez ao dia e visitar o dentista de 6 em 6 meses são complementos indispensáveis. Porém, para não desperdiçar todos esses cuidados, identifique e afaste-se desses 17 inimigos dos dentes.

Alimentos inimigos dos dentes

1-Sucos cítricos em excesso

As frutas cítricas são muito benéficas à saúde, pois fornecem nutrientes e vitaminas. Porém, são abrasivas e podem  desgastar o esmalte dos dentes. Essa é a razão para consumir com moderação, e cuidar da boca após o consumo.

2-Vinagre

Esse produto costuma ser consumido por algumas pessoas de forma excessiva, na alimentação diária. Como é muito ácido, pode agredir a camada protetora dos dentes.

3-Chás escuros e café

As duas bebidas fazem parte da dieta da maioria da população, mas pertencem ao grupo de bebidas pigmentadas. Isto é, podem produzir manchas nos dentes.

4-Catchup

Além do catchup, alguns molhos e temperos possuem ingredientes ácidos, prejudiciais aos dentes. Entre os componentes do catchup estão o vinagre e o ácido acético. Portanto, deve ser evitado, assim como o curry.

5-Pipoca

Sobretudo as pipocas temperadas são ricas em carboidratos e açúcares que, quando fermentados, formam o ácido láctico, prejudicial aos dentes. É também um alimento pegajoso e com cascas que penetram no encontro dos dentes. Dessa forma, escovar os dentes depois da sessão cineminha deve fazer parte do ritual.

6-Massas e pães

Da mesma forma que a pipoca, as massas e os pães contêm ácido láctico. A recomendação é fazer a limpeza sempre que consumir esse tipo de alimento.

7-Chicletes e guloseimas

Devido aos açúcares, os doces e chicletes comuns devem ser evitados. Mesmo os modelos sem açúcar devem ser mascados por um período curto de tempo, pois causam erosão no esmalte dentário.

8-Gelo

Embora seja água e, portanto, não contenha nenhum componente prejudicial à saúde bucal, o gelo pode ser perigoso, se mordido. Essa prática é responsável por vários casos de rachaduras e fraturas nos dentes.

9-Água mineral

O processo de purificação da água, ao ser engarrafada, torna a água mais ácida. A ausência de flúor, que é um produto adicionado à água das torneiras, é outro fator negativo. Isso faz com que a água da tubulação seja mais indicada para o consumo.

10-Frutas secas

Como no caso das frutas cítricas, as frutas secas também são saudáveis e possuem muitos nutrientes. Porém, podem ser muito açucaradas, além de conter fibra de celulose não solúvel. Por isso, prefira as frutas frescas.

11-Vinho

Vinhos escuros pigmentam os dentes e os brancos são geralmente mais ácidos. Ao saborear um vinho, procure escolher alimentos menos coloridos, como acompanhantes. É uma dica para minimizar os efeitos da bebida sobre a cor dos dentes.

12-Batatas chips e salgadinhos

Depois de mastigados, esses alimentos se transformam em uma massa pegajosa, que gruda nos dentes, facilitando a formação de cáries.

Hábitos inimigos dos dentes

13-Cigarro

A nicotina e os diversos componentes do cigarro favorecem o aparecimento de manchas e escurecem o esmalte dos dentes. Além disso, prejudicam o tecido das gengivas.

14-Escovas duras

Ao comprar uma escova, escolha uma macia. As escovas muito duras machucam a gengiva e podem até mesmo desgastar o esmalte dos dentes, quando se coloca força.

15-Bruxismo

Quem sofre com o hábito involuntário de ranger dos dentes deve procurar tratamento especializado. O bruxismo pode provocar desgaste e fraturas nos dentes, além de fortes dores no rosto.

16-Roer unha e morder objetos

Além de serem anti-higiênicos e exporem ao perigo de contaminação por vírus e bactérias, esses hábitos são nocivos aos dentes. Afinal, eles são a causa de muitos acidentes com os elementos dentários, como lascas, quebras e fraturas.

17-Mastigar apenas de um lado

Outro hábito involuntário, que desequilibra o esforço da mandíbula. Um dentista deve ser consultado para avaliar quais são as possíveis causas desse costume.

Para cuidar da saúde bucal e manter um sorriso agradável aos olhos, conte com a Uniodonto Uberlândia. Acesse o site e contrate seu plano odontológico online e sem burocracia.

Leave a Reply