5 alimentos que prejudicam sua saúde bucal

By 30 de abril de 2018 março 8th, 2019 Notícias

A dieta que adotamos diariamente tem impacto direto na saúde. É comum pensar nos seus benefícios e malefícios no corpo, após sua ingestão e absorção. É preciso considerar também os efeitos da comida quando ainda está na boca.  Consumir alimentos que prejudicam sua saúde bucal  e a flora bacteriana presente na cavidade bucal podem resultar em doenças como halitose, gengivite e dentes fracos.

As comidas industrializadas são as principais culpadas pela deterioração da saúde. Isso ocorre por causa do alto teor de sódio e conservantes utilizados na sua produção. Mas alimentos naturais ricos em substâncias ácidas e açúcares também podem ser nocivos aos dentes se consumidos de modo exagerado. Mesmo mantendo a higiene bucal em dia, fique atento no consumo de alimentos que prejudicam os sua saúde bucal.

Evite estes 5 alimentos para manter a saúde bucal

Bebidas açucaradas

Principais companheiros nas refeições, os refrigerantes, sucos industrializados, leites achocolatados, entre outros levam grandes quantidades de açúcar em suas composições. Segundo o site da Coca-Cola, uma lata de 350ml da bebida tem 37 gramas de açúcar, equivalente a 2½colheres de sopa. Este ingrediente é o principal responsável por alimentar as bactérias que corroem o esmalte dentário causando a cárie. Consumir somente as versões lights ou diets não os deixam mais saudáveis pois os níveis de acidez são os mesmos e acrescentam-se adoçantes artificiais que também são prejudiciais à saúde bucal. O ideal é ingerir bebidas industrializadas com pouca frequência ou preferir bebidas naturais adoçadas com ingredientes naturais. Lembre-se de realizar a limpeza bucal após bebê-los.

 

Você pode se interessar também:

Como é uma consulta odontopediátrica?

Conheça as principais especialidades em Odontologia

15 males que podem ser evitados com consultas regulares ao dentista

Como funciona a perícia em plano odontológico?

 

Alimentos duros
O perigo de comidas duras está na possibilidade de fraturas dentárias. Castanhas, milho verde, cenoura e até maçã podem ser nocivos principalmente se a pessoa sofrer de osteoporose  e periodontite. No caso de doces como balas e maçãs-do-amor, a atenção deve ser maior. Esses alimentos tem a textura aderente e pegajosa que podem grudar nos dentes dificultando sua limpeza e levando a cárie.

Sucos e frutas ácidas
A sensibilidade dentária é a principal consequência do consumo exagerado de alimentos ácidos. Essa situação acontece pois o esmalte dentário fica danificado e a dentina,  é exposta, deixando-o suscetível aos estímulos externos. Frutas cítricas carregam maior concentração de acidez, por isso, evite comer e beber sucos feitos a partir da polpa de laranja, limão, carambola, kiwi, abacaxi, entre outros, diariamente. Uma dica é consumir essas frutas com uma pitada de sal ou em conjunto com alimentos neutros ou alcalinos como banana e cenoura. Bebidas industrializadas também possuem características ácidas e devem ser evitadas.

Alimentos hiperpigmentados

Os amantes de café e vinho tinto devem tomar cuidado: a pigmentação forte dessas bebidas prejudicam a estrutura e estética dos dentes. Outros alimentos como molho de tomate (principalmente os industrializados) e doces com cores fortes tem alto teor de acidez, provocando a erosão dentária. Além disso, os corantes aderem mais facilmente à placa bacteriana, alterando a pigmentação dos dentes deixando-os mais escuros ou amarelados. Após consumir estes alimentos, faça a higienização bucal ou, se não for possível, enxágue a boca para livrar-se dos resíduos .

Bebidas alcóolicas
O consumo de álcool tem grande efeito na boca, apesar de ser pouco notado. Essa substância diminui a produção de saliva, fluido que tem a função de auxiliar na mastigação e neutralizar os ácidos na cavidade bucal. Sem a quantidade adequada de saliva, as mucosas da gengiva, bochecha e garganta, língua e bochecha sofrem para desempenhar seus papéis, além de ficarem desprotegidos. Por estas razões, os enxaguantes bucais com álcool em sua composição não são recomendados.

Leave a Reply