5 dicas para uma saúde bucal impecável em 2020

By 25 de dezembro de 2019 Notícias

5 dicas para uma saúde bucal impecável em 2020

Além das funções de mastigação dos alimentos e da articulação das palavras, a boca tem um papel fundamental na estética do rosto. Ao exibir um sorriso bonito, a pessoa ganha confiança em si, obtendo mais qualidade de vida e nas relações. Mas, para além da aparência, o aparelho bucal desempenha funções que estão diretamente relacionadas com a saúde do corpo todo. Quando a saúde bucal não está boa, as bactérias naturais da região se desequilibram e podem migrar para outros órgãos. Os inimigos são microrganismos e invisíveis, portanto, todo cuidado é pouco. Em outras publicações, já mostramos que doenças cardíacas, diabetes, hipertensão e parto prematuro podem estar relacionados às doenças bucais. Por isso, listamos agora algumas dicas para uma saúde bucal impecável.

 

Veja também:

Um sorriso saudável começa na infância?

5 curiosidades sobre dentição humana

Um novo jeito de adquiri plano odontológico da Uniodonto Uberlândia

Ciência do sorriso: por que sorrir é um santo remédio?

É claro que esses cuidados devem ser frequentes em todas as fases da vida, pois quase todas as doenças, inclusive as da boca, podem ser prevenidas. Além disso, mesmo quando se instalam, têm uma chance muito maior de cura quando estão em estágios iniciais.

Saúde bucal impecável em 2020

1 – Higiene bucal mesmo com a vida corrida

Uma boa higienização da boca é a dica mais básica e mais eficaz para a manutenção da saúde bucal. As três escovações diárias e a utilização do fio dental, no mínimo uma vez ao dia, devem ser rotina desde a mais tenra idade. É a forma mais simples de manter uma saúde bucal impecável.

Muitas vezes, a falta de tempo não permite os cuidados necessários e desejados. Mas, nesses casos, alguns conselhos podem ser de grande ajuda:

Bochechos

Quando é impossível realizar a limpeza completa, enxague a boca diversas vezes com vigor, removendo os detritos alimentares mais evidentes. Esse procedimento ajuda a diminuir a acidez e ainda melhora o hálito.

Chicletes

Mastigar uma goma sem açúcar também é uma opção para ajudar na limpeza dos dentes, estimular a salivação e para um hálito melhor.

Maçã e melão

A maçã tem poucas calorias, age como adstringente e, em situações de emergência, ajuda na limpeza dos dentes. Pode ser substituída também pelo melão.

Kits de pasta de dente e escova

Existem kits de higiene bucal bem pequenos, com cerca de seis centímetros, ideais para ser carregados no dia a dia. É sempre bom manter um na bolsa ou no carro, para usar quando a refeição for feita fora de casa.

2 – Instrumentos de higienização adequados

Os cuidados para uma saúde bucal impecável envolvem escolher escova, pasta e fio dental adequados à boca e aos dentes. Uma escova pequena e de cerda macias é quase sempre o ideal, porém deve ser trocada periodicamente. Deve-se lembrar que a escovação deve abranger toda a boca, inclusive gengivas e língua.

A pasta dental e o fio devem ser adquiridos de acordo com a recomendação do dentista. Sensibilidade, aparelhos, próteses e a faixa etária são parâmetros para a indicação.

3 – Alimentação e água

Uma alimentação saudável é base para a saúde de todo o organismo. Os vegetais naturais são fontes de minerais e vitaminas essenciais para a os tecidos e órgãos humanos. Para os dentes, alimentos que contribuem para a formação de cálcio são essenciais, como a couve, o espinafre e as castanhas.

Frutas devem ser incluídas na dieta diária, assim como alimentos ricos em fibra, grãos, verduras e legumes. Doces devem ser evitados, pois provocam acidez e contribuem para a formação de cáries. Alguns alimentos naturais ainda ajudam na substituição do açúcar artificial e na limpeza dos dentes.

Por fim, ingerir água em quantidade, que é o limpador universal dos órgãos e dos dentes. A água mantém o corpo hidratado, a pele bonita e ajuda a estabelecer uma saúde bucal impecável.

4 – Bater ponto no consultório odontológico

As visitas ao dentista são imprescindíveis para a limpeza profissional e para a avaliação clínica. Com uma higienização profunda, remoção do tártaro e polimento dos dentes, a limpeza deve ser feita semestralmente. Além de deixar os dentes limpos e a boca saudável, ajuda a manter a cor natural dos elementos dentários.

O preventivo é também o momento em que o dentista avalia dentes e gengiva. Dessa forma é possível procurar possíveis problemas e sinais de alteração na boca. Cáries e doenças mais graves, como o câncer bucal, podem ser prevenidos nesta avaliação clínica.

5 – Ter um bom plano odontológico ajuda a manter uma saúde bucal impecável

Profissionais selecionados, abrangência da atuação e uma boa cobertura garantem atendimento especializado em qualquer lugar onde o paciente estiver. Portanto, vale fazer as contas e reservar uma pequena parcela mensal para um plano familiar e evitar imprevistos no orçamento.

 

Conheça a Uniodonto Uberlândia, escolha seu plano e fique seguro e protegido. Cuide-se e mantenha sua saúde bucal impecável em 2020!

Leave a Reply