7 problemas que a má higiene bucal pode causar

má higiene bucal

A má higiene bucal ou a ausência de cuidados bucais podem ser altamente perigosas tanto para a boca quanto para o organismo como um todo. De fato, a limpeza inadequada favorece a proliferação de bactérias que causam infecções. Estas, se não tratadas por longo tempo, podem contribuir para o aparecimento de doenças em outras partes do corpo. O que ocorre é que a grande aglomeração de bactérias pode extrapolar o ambiente bucal e migrar para outras áreas do organismo, através da corrente sanguínea. Nos locais onde se instalam, essas bactérias provocam novas infecções que causam ou complicam doenças já instaladas.

Estudos começam a relacionar algumas enfermidades às infecções na boca, causadas principalmente pela má higiene bucal. De acordo com uma série de reportagens do Correio Brasiliense Ciência e Saúde, do mês de setembro, “pesquisas recentes têm encontrado relação do processo inflamatório com numerosas condições, incluindo artrite reumatoide, resistência à insulina, Alzheimer, alguns tipos de câncer, males respiratórios e disfunção erétil”.

Qual a relação entre saúde mental e saúde bucal?

Síndrome do super-homem: por que os homens precisam cuidar da saúde bucal

Checklist de cuidados com saúde bucal na gravidez

Como manter dentes saudáveis com a rotina estressante do Século XXI

A relação de problemas a seguir serve de alerta para a necessidade de uma atenção especial aos cuidados com a higiene oral.

Problemas causados pela má higiene bucal

1 – Doenças bucais comuns

Basicamente, todas as doenças bucais começam pelo descuido com a limpeza da boca e dos elementos dentários. Entretanto, há algumas exceções, em especial as causas genéticas e o uso de alguns medicamentos.

Cárie – esta é a ocorrência mais comum e é causada pelos ácidos produzidos pelas bactérias que vivem na boca, em presença de restos alimentares.

Gengivite – inflamação da gengiva provocada pelo tártaro, ocasionando dores, inchaços e sangramentos.

Periodontite – doença mais grave e dolorosa, que atinge a estrutura do dente. Em casos mais críticos pode provocar até a perda do dente.

Mau hálito – doença mais incômoda do que perigosa, a halitose é causada pela má higiene bucal aliada a diversos outros fatores.

2 – Câncer bucal

Apesar de proveniente de uma divisão descontrolada de células, o câncer bucal pode também estar ligado à má higiene oral. Nesses casos, os tumores se iniciam a partir de lesões, muitas vezes provocadas por próteses mal adaptadas. A partir daí evoluem se beneficiando de um ambiente favorável às infecções. O câncer é uma doença grave e seus sintomas devem ser investigados rapidamente para que a cura seja alcançada.

3 – Endocardite Bacteriana

má higiene bucal

Quando a população de bactérias que vive na boca aumenta, uma parte cai na circulação sanguínea e pode chegar ao coração. As infecções provocadas por estas bactérias podem atingir os tecidos de revestimento do órgão, as válvulas e as artérias.

Para quem já tem alguma doença no coração, o risco ainda é maior, podendo ser fatal. Por isso, além de manter uma boa higiene bucal, pessoas com esse perfil devem visitar o dentista com maior frequência e solucionar todos os problemas na cavidade oral para evitar a proliferação das bactérias.

4 – Diabetes

Os casos de portadores de diabetes é mais crítico porque configura uma situação de risco nas duas direções. De um lado, quem tem diabetes tem uma maior propensão a ter problemas de saúde bucal. Inflamações nas gengivas, feridas, boca seca e perda óssea nos dentes são relativamente comuns.

Por outro lado, esses males podem agravar a doença, afetando o controle da glicose. Mesmo em pessoas com pré-diabetes, os problemas bucais podem contribuir para a progressão do Tipo 2 da enfermidade.  Tendo em vista os potenciais perigos, as medidas de prevenção e cuidados devem ser levados muito a sério.

5 – Pneumonia e Artrite Reumática

Nos casos em que a migração das bactérias chega aos pulmões, acarreta o aparecimento de infecções como a pneumonia. Se o destino são as articulações, pode surgir um quadro de artrite reumática. Como o organismo não espera encontrar esses microrganismos fora de seu habitat natural, então não está preparado para se defender.

6 – Parto Prematuro

Nas gestantes também é maior a ocorrência de doenças periodontais. Esse fato é agravado pelo aparecimento de enjoos e náuseas, que podem dificultar a execução dos processos de higienização bucal. Como consequência, a ação das bactérias pode antecipar o parto, ao estimular as contrações e a dilatação do colo uterino. Além disso, pode reduzir o peso do bebê ao nascer.

7 – Impotência

Quando o deslocamento das bactérias bucais se dirige às veias que irrigam o pênis, essas veias sofrem um entupimento pelas placas bacterianas. Por esse motivo, as inflamações nas gengivas estão diretamente ligadas a alguns problemas de ereção.

Como cuidar bem da cavidade oral e evitar a má higiene bucal

Manter uma boa rotina de cuidados é a receita para uma boa saúde bucal.  Os itens principais são a escovação 3 vezes ao dia, incluindo língua, bochechas e gengivas, e o fio dental. Cuidar da alimentação, evitar hábitos nocivos e fugir de altos níveis de estresse também são medidas importantes. Por fim, realizar as visitas periódicas ao dentista fecha a fórmula para garantir a qualidade de vida, em relação à saúde bucal.

Escolha o seu dentista dentre os excelentes profissionais credenciados à Uniodonto Uberlândia. Seja um associado e desfrute das vantagens dos melhores planos odontológicos para você e sua família!