8 dicas para escolher fio dental

De 20 de fevereiro de 2019Notícias

O fio dental é parte integrante e indispensável do pacote de produtos para higiene bucal. Aquela limpeza mais difícil, por exemplo, entre aqueles dentes mais apertados, naqueles locais de difícil acesso, é tarefa exclusiva dele. No entanto, uma fatia expressiva da população não utiliza o fio dental. Mesmo conhecendo as vantagens de seu uso e estando ciente de que uma boa parte das cáries e doenças periodontais começam a partir daquela sujeirinha que ficou para trás na escovação, o fio dental ainda não é unanimidade. Qual seria a causa desta resistência? Certamente está na dificuldade operacional. Para tentar diminuir este problema, relacionamos aqui 8 dicas para escolher fio dental, que irão ajudar a criar uma maior afinidade com este grande amigo dos dentes.

Existem vários modelos de fio dental disponíveis no mercado, entretanto ainda haverá a necessidade de um esforço pessoal para adaptar-se e fazer deste um hábito diário para toda a vida. Na verdade, não existe um modelo ideal e sim aquele que atende melhor às particularidades de cada pessoa. O mais importante é que todos eles cumprem sua função, que é eliminar os resíduos entre os dentes.

Você vai gostar de ver também:

Como escolher o melhor creme dental

5 cuidados para pessoas com restauração dentária

15 males que podem ser evitados com consultas regulares ao dentista

5 coisas que você precisa saber antes de clarear os dentes

Confira nossas 8 dicas para escolher fio dental

 

1- Pessoas com pouco espaço entre os dentes devem preferir as fitas dentais

A fita dental tem filamento único, que não desfia, e grande resistência. Tem um design mais fino e achatado. É, então, ideal para pessoas com dificuldade para inserir o fio clássico, de múltiplos filamentos, entre os dentes.

2- O fio dental tradicional é mais indicado para quem tem maior espaço interdental

Este fio é composto por várias fibras de nylon entrelaçadas. Elas se abrem para atingir uma área de limpeza maior. Porém, devido à fragilidade das fibras, têm uma maior possibilidade de desfiar. É, portanto, mais efetivo para pessoas que têm espaço entre os dentes que comporte a passagem do fio dental.

3- Super Floss é especial para pessoas com aparelhos ortodônticos, coroas, pontes ou implantes

O Super Floss é um super fio, composto de três partes. Em primeiro lugar, uma extremidade rígida. Em seguida, uma rede de fibras esponjosas e, por último, um fio de múltiplos filamentos. A primeira camada facilita a inserção sob espaços estreitos, aparelhos ortodônticos e pontes.  As fibras têm a tarefa de limpar as superfícies inter proximais e, por fim, o fio tradicional limpa entre os dentes e na linha das gengivas.

4- O Passa Fio também facilita a limpeza para quem usa aparelho

O Passa Fio é um acessório de plástico em formato de agulha. O fio dental é amarrado na entrada do passa fio e, assim, é guiado para dentro do aparelho, entre os dentes, executando a limpeza.

5- Para melhor alcance e limpeza dos molares existe o fio dental com haste

O fio dental com haste é um acessório de plástico descartável, de uso único, que tem em uma ponta um pequeno palito, também de plástico, que serve para a retirada de resíduos maiores presos entre os dentes. Sua outra ponta é uma curva em forma de “C” que já vem com um pedaço de fio dental. Desta forma, desliza facilmente entre os dentes e tem a vantagem do manuseio pela haste.

6- Fio dental com efeito Whitening pode ajudar no clareamento dos dentes

Qualquer modelo de fio dental pode agregar a tecnologia Whitening, para embranquecimento dos dentes. Um revestimento de sílica ajuda a remover manchas superficiais entre os dentes, promovendo o clareamento.

7- O fio dental Multibenefícios, em formato de fita, também é indicado para dentes muito próximos

O modelo Multibenefícios permite uma inserção fácil entre os dentes, tem textura macia e maior resistência. Possui cobertura sabor menta, criando uma sensação de refrescância, e uma superfície micro texturizada, que ajuda a remover a placa bacteriana.

8- Consulte o seu dentista

Em todos os casos, a melhor indicação virá do seu dentista. Além de reforçar estas 8 dicas para escolher fio dental, ele pode orientar na escolha mais adequada e, ainda, ensinar a melhor técnica de utilização.

Estas dicas e muito mais você vai encontrar no Blog da Uniodonto. Acesse nossos conteúdos e fique bem informado!

Comunicação Uniodonto

Autor Comunicação Uniodonto

Mais mensagens de Comunicação Uniodonto

Responder