Alimentos que protegem os dentes

By 1 de abril de 2020 Notícias

10 super alimentos que protegem os dentes

alimentos que protegem os dentes

A saúde bucal está diretamente relacionada com a alimentação e a higienização. São os principais fatores que participam da prevenção de cáries e outras doenças bucais. Porém, uma coisa não substitui a outra, ao contrário, se complementam. Alguns alimentos famosos pela sua contribuição para uma boa saúde também são eficazes para a limpeza e proteção dos dentes. Os fibrosos, por exemplo, como os legumes e frutas frescas, são ótimos limpadores. Além disso, por serem mais firmes, limpam a superfície dos dentes durante a mastigação. Por outro lado, alguns desses alimentos também são ácidos, necessitando que os resíduos sejam retirados pela escovação. Ou seja, mesmo uma dieta rica em alimentos que protegem os dentes deve ser seguida de limpeza, sempre.

Veja também:

5 dicas para uma saúde bucal impecável em 2020

Qual é o trabalho de cada dente?

O que você sabe sobre limpeza dentária feita no consultório?

5 coisas que você precisa saber antes de clarear os dentes

 

Uma boa alimentação deixa os dentes mais limpos e brancos, previne doenças e melhora o hálito. Veja, então, alguns poderosos alimentos que protegem os dentes e vão ajudar a tornar o seu sorriso ainda mais bonito.

Principais alimentos que protegem os dentes

Leite

O leite fortalece o desenvolvimento dos ossos e dentes, pois é uma excelente fonte de cálcio. Além do mais, possui proteínas, fósforo, ácido láctico e inúmeras vitaminas, e ainda protege os dentes de substâncias ácidas.

Alimentos fibrosos

As fibras limpam o organismo, eliminam gordura corporal e compõem deliciosos alimentos que protegem os dentes. Cereais, como a aveia e a granola, e frutas, como ameixa e o mamão, contêm uma enorme quantidade de fibras. E ainda podem ajudar a reduzir o peso, o que é um agradável efeito colateral.

alimentos que protegem os dentesCastanhas e amêndoas

Alimentos duros e de difícil digestão colaboram com a limpeza da boca, aumentando a salivação. A saliva já faz esse trabalho naturalmente e sua função fica ampliada, reduzindo a placa e prevenindo o mau hálito.

Queijos e derivados

Uma proteína chamada caseína, aliada ao cálcio e fósforo presentes nos produtos lácteos, ajuda na manutenção do esmalte dos dentes. Os queijos duros também aumentam a salivação, limpando e neutralizando o pH da boca, tornando-o menos ácido.

Cenoura

A cenoura é mais um dos ótimos alimentos que protegem os dentes e contêm fibras. Comido cru, ainda tem outra vantagem, pois é bastante duro, estimulando a salivação e promovendo a limpeza bucal.

Hortelã

Além de refrescante, a hortelã tem um cheiro gostoso, colaborando para um hálito agradável. Mascar a folha também estimula a produção de saliva, ajudando a prevenir problemas bucais.

Espinafre e vegetais verde-escuros

As folhas verdes são ricas em fibras, aumentando a salivação. São alimentos que protegem os dentes reduzindo o acúmulo de placa bacteriana e melhorando o hálito.

Pepino

Esse vegetal, que já é utilizado em tratamentos de beleza, é também um ótimo aliado dos dentes. O pepino também é um estimulador de produção de saliva, além de limpar os dentes e remover bactérias da boca.

Pera

Esta fruta ajuda a eliminar a placa bacteriana e aumenta o fluxo de saliva, porque é firme e fibrosa.

Maçã

A maçã é o mais conhecido dos alimentos que protegem os dentes. Há consenso geral sobre sua importância na limpeza, na prevenção das cáries e no fortalecimento da arcada dentária. Fibrosa e dura, a maçã faz uma espécie de escovação natural nos dentes. Porém, seu consumo não exclui a higienização, pois a fruta também pode aumentar a acidez bucal.

Como potencializar a ação dos alimentos que protegem os dentes

Sozinhos, os alimentos detergentes têm uma ação restrita. Eles ajudam a limpar os dentes de forma natural e sadia. Contudo, o tripé da prevenção é formado por alimentação saudável, higienização correta e acompanhamento odontológico. De nada adianta limpar a superfície dos dentes e manter os resíduos alimentares na boca.

Da mesma forma, a higienização bem feita não é suficiente para uma limpeza oral completa. As visitas periódicas ao dentista fecham o cerco às doenças bucais e monitoram qualquer tipo de anormalidade em dentes e gengivas.

Portanto, o melhor caminho para ter dentes fortes e sadios é a soma dos três fatores. Escovação três vezes ao dia, aliada ao fio dental, acompanhamento odontológico e alimentação rica em alimentos que protegem os dentes.

Alimente-se bem, faça uma boa higienização bucal e encontre o seu dentista na rede credenciada da Uniodonto Uberlândia!

 

Leave a Reply