Cirurgião dentista e clínico geral: qual a diferença?

By 15 de julho de 2020 Notícias

Cirurgião dentista e clínico geral: qual a diferença?

 

Muitas vezes dizemos que vamos ao cirurgião dentista, mas, na verdade, nos referimos a uma visita ao consultório odontológico. Talvez seja uma herança do período em que os profissionais da saúde eram generalistas e realizavam todos os procedimentos. Porém, quem vamos encontrar na clínica é o clínico geral. Ele é o responsável por avaliar dentes, boca e ossos da face e recomendar o encaminhamento a um especialista. O clínico geral é o profissional formado em odontologia que optou pela não especialização. Entretanto, o cirurgião dentista está preparado para realizar cirurgias em uma determinada área, após ter feito cursos de pós-graduação.

 

Veja também:

Como funciona a perícia em plano odontológico?

15 males que podem ser evitados com consultas regulares ao dentista

Disfunção da ATM: o que é e como tratar?

 

Com a formação acadêmica, o profissional de odontologia está apto para atuar como clínico geral. Dessa forma, pode abrir um consultório, atender pacientes, executar alguns procedimentos e realizar diagnósticos e limpezas dentais. Normalmente, é quem faz o primeiro atendimento, podendo, em muitos casos, já resolver os problemas que afligem o paciente.

Atribuições do dentista clínico geral

O clínico geral deve ser grande conhecedor do sistema estomatognático, ou seja, boca e estruturas associadas, e possuir habilidade investigativa. Afinal, uma avaliação bem feita possibilita um tratamento eficiente e decisões corretas.

Os procedimentos de consultório que são realizados pelo clínico geral são:

  • Profilaxia, ou seja, a limpeza profissional, quando são retirados o tártaro e a placa bacteriana dos dentes.
  • Aplicação de flúor para prevenção das cáries. Além disso, esse elemento químico também possui propriedades antimicrobianas, que ajudam a eliminar as bactérias nocivas da boca.
  • Restaurações, que são procedimentos para restaurar a forma e a função dos dentes, no caso de ocorrência de cáries. Primeiro, o dentista retira a parte deteriorada, depois limpa e preenche a cavidade com material especial.
  • Orientações e instruções para que o paciente possa realizar da melhor forma os cuidados bucais.

Portanto, o clínico geral é o profissional responsável pela saúde bucal do paciente. É a ele que nos dirigimos para realizar avaliações periódicas e checkups.

O que faz um cirurgião dentista?

Para se tornar um cirurgião dentista é preciso passar por cursos de especialização, após a graduação regular em odontologia. Existem várias possibilidades de atuação dentro da profissão. Entre as mais conhecidas estão a odontopediatria, a periodontia, a odontogeriatria, a endodontia, a ortodontia e a odontologia estética.

De fato, em cada um desses segmentos podemos encontrar exemplos de cirurgião dentista. Eles estão aptos a realizar intervenções cirúrgicas para solução de problemas dentro da sua especialidade.

Os principais procedimentos que podem ser realizados pelo cirurgião dentista são:

  • Extração de dentes;
  • Implantes de próteses dentárias;
  • Cirurgias corretivas;
  • Tratamento de cânceres bucais;
  • Tratamentos emergenciais.

Entretanto, a odontologia hoje possui uma área de atuação mais ampla, que vai além dos dentes e gengivas. A harmonia facial passou a ser também uma responsabilidade do profissional de odontologia. Por isso, alguns procedimentos estéticos podem ser realizados por um cirurgião dentista.

Dentre essas novas atribuições, estão:

  • Aplicação de botox, para correção de assimetrias, linhas de expressão e do sorriso gengival.
  • Bichectomia, que consiste na retirada de gordura das bochechas, proporcionando mais harmonia ao rosto.
  • Preenchimento com ácido hialurônico, indicado para rugas profundas, contorno da face e aumento do volume dos lábios.
  • Cirurgia plástica gengival, destinada a corrigir excesso ou retração da gengiva.
  • Ancoragem esquelética, que, além de ter finalidade estética, possui um caráter funcional. É feita com a colocação de pequenas placas na maxila e na mandíbula, que servem de âncora para o aparelho ortodôntico.

Perfil do cirurgião dentista

Algumas competências são fundamentais para um bom cirurgião dentista:

  • Humildade para reconhecer seus limites e perceber quando é preciso buscar parcerias com outros profissionais;
  • Foco na excelência, buscando acompanhar as novidades em sua área;
  • Coordenação motora e precisão de movimentos, para resultados perfeitos.

A Unimed Uberlândia possui a maior rede de credenciados de alto nível da região. Conte com o melhor atendimento, seja na consulta ou nos procedimentos realizados por um cirurgião dentista. Acesse o site e adquira online o seu plano odontológico, sem burocracia.

 

Leave a Reply