Como aliviar a dor de dente?

By 22 de maio de 2019 Notícias

Como aliviar a dor de dente?

Aliviar a dor de dente

Há momentos em que nos sentimos desamparados diante de uma dor de dente. Às vezes minimizamos alguns alertas de que algo está errado. E, de repente, nos deparamos com uma desconfortável e desesperadora situação de dor latejante. Quando isso acontece, tudo o que queremos é resolver o problema. O remédio é correr para o consultório odontológico o quanto antes. Sorte de quem pode contar com uma clínica de emergência 24 horas em seu plano dentário. Mas, se esse não é o nosso caso ou estamos em viagem, distante do nosso dentista, o que fazer para aliviar a dor de dente?

Alguns especialistas recomendam que se evite os anti-inflamatórios sem indicação profissional. Muitas vezes a infecção pode piorar se um antibiótico não for associado. Além disso, doses inadequadas ou remédios com substâncias incorretas podem ser prejudiciais à saúde.

Veja também:

Cuidados com a saúde bucal

Revista Exame: Uniodonto Uberlândia tem um dos melhores planos do Brasil

Como lidar com a saúde bucal de acordo com a faixa etária

 

O que provoca a dor de dente?

Mesmo em casos mais brandos, a dor sempre sinaliza que algo não está certo. Alguma coisa está afetando a polpa dentária. Geralmente ela acontece pela exposição da dentina. Infecções, inflamações, lesões causadas por cárie e retração da gengiva são as principais causas de uma dor de dente.

Traumas dentários também podem atingir a polpa, mesmo passado algum tempo após a ocorrência. É na polpa dentária que se localizam os vasos sanguíneos e os nervos, o que justifica sua sensibilidade. Por isso, pessoas que fazem alguma atividade de risco devem sempre usar protetor bucal.

Doenças periodontais, cáries e retrações gengivais devem ser prevenidas, com cuidados de higiene bucal e acompanhamento odontológico constante. Contudo, se a dor vem e não é possível consultar um dentista, existem algumas maneiras paliativas para aliviar a dor de dente.

Água morna e sal para aliviar a dor de dente

Aliviar a dor de dente

Bochecho com água morna e sal

Em primeiro lugar, se a dor é mais intensa à noite, devemos recostar a cabeça em uma posição mais alta do que o corpo. O fluxo sanguíneo aumenta quando estamos deitados e elevar a cabeça pode aliviar a dor de dente.

Se, ainda assim, o desconforto não passar, a melhor indicação é o bochecho com água morna e sal. A água morna acalma e drena a área inflamada. A solução ajuda a retirar restos de alimentos e diminui ou, até mesmo, elimina a sensação dolorosa.  O sal é o agente que vai enfraquecer a infecção.

Se a dor permitir, devemos bochechar com vigor, cuidando para que a salmoura atue em toda a boca. Caso seja impraticável, devemos começar apenas colocando a solução na boca e deixando-a agir, especialmente sobre a região dolorida. Talvez seja necessário repetir a operação várias vezes ao dia ou por vários dias, até que seja possível um atendimento profissional.

Outras alternativas para aliviar a dor de dente

Compressa de gelo

A aplicação de uma compressa fria durante 20 minutos, de 3 em 3 horas, vai contrair os vasos sanguíneos. Aplicada no lado da boca onde está a dor, reduz o inchaço, se houver, e ajuda a controlar a inflamação, aliviando o sofrimento. É conveniente evitar alimentos muito quentes, pois podem intensificar a dor.

Soluções de água com bicarbonato de sódio, limão ou álcool

Da mesma forma que o sal, o bicarbonato de sódio e o álcool possuem características antissépticas. Bochechar com a solução, ou aplicar diretamente sobre o dente dolorido, limpa e acalma a dor.

Própolis

O extrato de própolis puro deve ser pingado nos dentes e na gengiva. Além de possuir ação bactericida, é um poderoso anti-inflamatório natural.

O alho e o cravo da índia também podem ser aplicados em pó, na região afetada, ou mastigados. A natureza oferece inúmeras possibilidades para aliviar a dor de dente. Porém, esse alívio não é permanente. A causa do problema deve ser encontrada e eliminada.

Apenas o dentista terá a resolução definitiva e, quanto antes, melhor. Mas é sempre bom lembrarmos que não precisamos passar por isso. O ideal é manter uma rotina diária de cuidados de higiene bucal e preventivas semestrais no consultório. Afinal, é melhor prevenir do que ter que aliviar a dor de dente!

Acompanhe nossas dicas de saúde bucal no site da Uniodonto Uberlândia. Conheça uma nova forma de contratar os melhores planos para você e sua família! E conte sempre com nossa unidade de emergência 24 horas.

Leave a Reply