Como é feito o credenciamento de dentistas?

By 5 de fevereiro de 2020 Notícias

Você sabe como é feito o credenciamento de dentistas?

Uma empresa de prestação de serviços é reconhecida pela qualidade desses serviços, quando prestados. Portanto, é de fundamental importância a qualidade dos profissionais responsáveis pelo execução do trabalho. Na área da saúde esse aspecto é ainda mais relevante porque trata de seres humanos, sua vida e bem estar. Uma operadora de planos odontológicos possui um grande número de credenciados que formam a imagem da empresa. Todo o cuidado na seleção dos profissionais, clínicas e consultórios deve ser tomado, visando preservar o melhor padrão de qualidade. É direito dos usuários conhecer os parâmetros que permeiam o credenciamento de dentistas que cuidarão de sua saúde bucal.

 

Você pode gostar de ver também:

Rotina saudável é garantia de dentes limpos

Urgência odontológica: a clínica 24 horas

Como manter dentes saudáveis com a rotina estressante do século XXI?

Qual a relação entre saúde mental e saúde bucal?

 

As empresas que operam com planos podem ser empresas jurídicas ou cooperativas. No caso das empresas comuns, normalmente o profissional apresenta sua documentação e, se aprovado, passa a ser um prestador de serviço. Já nas cooperativas, o credenciado passa a ser um cooperativado, ou seja, participa da empresa como sócio.

Informações necessárias para o credenciamento de dentistas

A documentação exigida do profissional que pretende ser um credenciado segue as demais formas de contratação. Devem ser apresentados o currículo, diploma, certificação atualizada do CRO, títulos de especialização e documentos pessoais. Algumas corporações podem exigir ainda outros documentos.

No caso de clínicas e consultórios, o credenciamento é feito como pessoa jurídica, portanto, os seguintes documentos são necessários:

 

  • Contrato social e a última alteração contratual;
  • Alvarás de funcionamento e da vigilância atualizados;
  • Cartão CNPJ;
  • Inscrição no cadastro municipal de contribuintes ou ISS avaliado pela prefeitura, com o comprovante do último pagamento feito;
  • Certificado de inscrição no CRO e da entidade atualizados;
  • Certificado do CNES e comprovante de pagamento da última taxa de fiscalização da clínica ou consultório;
  • CRO do responsável técnico.

Através desse cadastro, forma-se a rede de credenciamento de dentistas. Dessa maneira, com as informações, a operadora pode avaliar a idoneidade do profissional, formação técnica e a legalidade da empresa.

O objetivo das perícias odontológicas

Muitas operadoras, depois de montada a rede de credenciamento de dentistas, mantêm um sistema de perícia ou cruzamento de dados. Esse sistema de monitoramento tem a função de verificar a pertinência do tratamento solicitado. É uma segurança tanto para os segurados quanto para os profissionais credenciados, que recebem sobre os serviços executados.

O documento Regulação e Saúde, da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), mostra a evolução na forma de controle das operadoras. Segundo ele, torna-se um diferencial quando “todos os procedimentos realizados em um determinado paciente, independente da especialidade, ficam registrados em uma ficha clínica única em posse da operadora”.

Como extrair o melhor da rede credenciada

A tecnologia é, hoje, uma aliada em praticamente todos os aspectos. Através do portal da operadora, pode-se consultar o melhor profissional para um determinado caso, desde o endereço até a especialidade. Além de ser possível verificar se no local existe a possibilidade de mais de uma modalidade de tratamento, facilitando deslocamentos.

Dessa forma, é bastante recomendável, ao contratar um plano, verificar todas as características da empresa que o oferece. Uma grande operadora, com solidez no mercado, tem maior facilidade para gerenciar seu credenciamento de dentistas. A visibilidade e a estrutura consistentes atraem os melhores profissionais e clínicas. É uma boa ideia verificar, antes de comprar, qual o número de credenciados na cidade e se são de especialidades variadas.

Mesmo que o plano ofereça determinada cobertura, pode não haver bons profissionais da área ligados à empresa. Então, nesse caso, os procedimentos podem não ocorrer ou não ter os resultados esperados. Outro aspecto importante para quem não quer perder tempo é avaliar o quanto é possível resolver através dos meios digitais.

Uniodonto Uberlândia

A cooperativa integra o Sistema Uniodonto Brasil e conta com mais de 500 profissionais de odontologia em sua rede credenciada na região. Ao todo, no Brasil, o sistema mantém mais de 22 mil dentistas. Com isso, garante ao beneficiário atendimento de qualidade, em qualquer cidade do país.

O site da Uniodonto Uberlândia é um portal digital com todas as facilidades para que o usuário tenha soluções na palma da mão. A opção Encontre seu dentista permite consulta por nome, local, especialidade ou tipo de clínica. Dessa forma, fica mais fácil encontrar o profissional ideal dentre os inúmeros credenciados com alto nível de qualidade e especialização.

Por outro lado, é uma das que melhor pagam seus colaboradores, além de distribuir os recursos recebidos proporcionalmente ao tempo trabalhado. Ao mesmo tempo, possibilita à rede de credenciamento de dentistas comprar utensílios e materiais odontológicos diretamente da cooperativa.

Bom para os associados. Bom para os credenciados.

Acesse o site da Uniodonto Uberlândia e escolha um plano odontológico que oferece a você a maior e a melhor rede de credenciamento de dentistas.

Leave a Reply