Especialidades em odontologia

By 27 de junho de 2018 março 8th, 2019 Notícias

O mundo moderno é dos especialistas. Mais e mais profissões se estratificam em busca da excelência na solução de problemas. Com os nossos dentistas não é diferente. São inúmeras as especialidades em odontologia. E é bom que seja assim.

As chances de um especialista errar na área em que atua é muito pequena, pois é certo que ele aprendeu e aperfeiçoou sua prática em novas técnicas direcionadas especificamente ao seu ramo de atuação. Um especialista é um mestre em sua área. 

Normalmente, quando percebemos algum problema em nossos dentes, vamos a um dentista. No consultório, depois do diagnóstico, podemos ser encaminhados a outro dentista, para nova avaliação. Se confirmado o diagnóstico, aí então receberemos o tratamento adequado ao nosso caso. Mas, sendo assim, quem devemos procurar primeiro? Podemos ir direto a um especialista em odontologia?

Para responder a estas perguntas e esclarecer eventuais dúvidas sobre quais problemas podem ser solucionados por quais profissionais, listamos a seguir as dez especialidades em odontologia mais conhecidas e mais solicitadas.

1.Clínica Geral

É o “nosso” dentista. Aquele que procuramos primeiro. O clínico geral é um profissional que optou pela não especialização. Sua função principal é a manutenção da saúde bucal, através da prevenção e da higienização oral. Está capacitado também para o tratamento de várias situações nos dentes e gengivas, e para o diagnóstico e encaminhamento de casos mais específicos.

2.Odontopediatria

Sua especialização são as crianças, bebês e gestantes, tendo como pré-requisitos a paciência e a calma. O tratamento dentário das crianças é normalmente simples, mas o odontopediatra deve trabalhar o lado emocional da criança, aplicando uma atenção especial, com decorações e objetos atrativos. Cabe a ele também identificar problemas de mastigação e má formação dos dentes.

3.Endodontia

Especialização do temido profissional do tratamento de canal. Habilita para o tratamento das patologias dos nervos e da raiz dos dentes. A rigor, todos os dentistas podem realizar um procedimento de canal, mas a segurança de um endodontista está na atualização constante das técnicas e no conhecimento profundo sobre o tema.

 

Você pode se interessar também:

Como é uma consulta odontopediátrica?

Conheça as principais especialidades em Odontologia

15 males que podem ser evitados com consultas regulares ao dentista

Como funciona a perícia em plano odontológico?

 

4.Ortodontia

É o dentista dos aparelhos. Sua especialidade é prevenir e corrigir anomalias relacionadas ao alinhamento dos dentes, ao desenvolvimento dos ossos da face e da arcada dentária. Tanto nos casos de prevenção como de correção destes problemas, o ortodontista é o especialista que vai encontrar o melhor tratamento, que pode incluir uma intervenção cirúrgica, e recomendar os aparelhos ortodônticos, móveis e fixos, adequados ao caso.

5.Odontologia Estética

Sua função é zelar pela harmonia e pela beleza do sorriso. Sabemos que uma boa aparência eleva a autoestima, aumenta a confiança, e traz resultados significantes para as relações pessoais e profissionais. Facetas de porcelana, clareamento e cirurgia plástica na gengiva são os principais procedimentos efetuados por este especialista.

6.Implantodontologia

A principal função deste segmento é a implantação cirúrgica de pinos para substituição da raiz do dente, recuperando uma mastigação correta e restabelecendo a estética da boca.

7.Periodontia

Sua área de atuação contempla as gengivas, ossos e ligamentos. O periodontista diagnostica, previne e trata as doenças periodontais, que são inflamações que atacam as estruturas de sustentação do dente. Estas doenças são causadas pela atuação da placa bacteriana que não foi removida adequadamente.

8.Cirurgia e Traumatologia

Cirurgias simples ambulatoriais e procedimentos cirúrgicos hospitalares são a rotina destes profissionais. Desde uma extração de dentes até a remoção de tumores nos elementos da boca, passando pela correção de anomalias da face, podem ser realizados pelo cirurgião bucomaxilofacial.

9.Radiologia Odontológica

Um radiologista odontológico deve conhecer profundamente as estruturas humanas da face, valendo-se de técnicas de imagens. É um profissional que deve estar sempre atualizado com as novidades tecnológicas do mercado.

10.Odontohebiatria e Odontogeriatria

Assim como o dentista pediatra especializa-se no atendimento a crianças e suas peculiaridades, o odontohebiatra trabalha no universo complexo do adolescente e o odontogeriatra concentra seus atendimentos aos processos de envelhecimento e seus desdobramentos.

Agora que você conhece as mais importantes especializações em odontologia, pesquise em nosso site http://uniodontouberlandia.com.br/ e encontre o melhor profissional para o seu caso na guia Encontre seu Dentista.

 

Leave a Reply