Crianças em casa: os cuidados bucais necessários

By 24 de junho de 2020 Notícias

Cuidados bucais com as crianças em casa

 

O surgimento da nova doença Covid-19, a nível mundial, alterou de forma desnorteante a vida das famílias, em função do isolamento social. De fato, o fechamento das escolas, desde o início da pandemia, forçou uma mudança nas rotinas das crianças em casa. Em primeiro lugar, veio a sensação de estar de férias, aproveitando a proximidade das pessoas queridas. Porém, à medida que o tempo passa, começam a surgir inquietações e expectativas por parte de pais e filhos. Dessa maneira, o equilíbrio das atividades normais fica alterado, e as rotinas diárias podem ser atingidas. É muito importante, nesse momento, manter a cabeça em ordem, para não descuidar dos cuidados essenciais.

 

Veja também:

Gestante na quarentena? Cuide de sua saúde bucal

Baixa imunidade e saúde bucal

Meu filho tem dentes tortos. O que fazer?

Como avaliar a arcada dentária infantil?

 

 

Embora exija bastante dos pais, estabelecer uma rotina mínima de higiene pessoal com as crianças em casa é fundamental. Além do banho diário e da higienização frequente das mãos, a higiene bucal deve ser incluída nos deveres infantis. Aprender a importância da prevenção é o melhor caminho para evitar as doenças bucais.

Cuidados com a higiene bucal das crianças em casa

Para ajudar a criar o hábito saudável de cuidar da higienização da cavidade bucal, os pais são peças importantes. Primeiro, porque eles são o exemplo que será seguido pelos pequenos. Segundo, porque não adianta somente colocar a escova na boca, pois algumas técnicas devem ser aprendidas.

Escovação

Uma divertida maneira de ensinar os movimentos de escovação corretos para uma criança é utilizar uma linguagem lúdica. Por exemplo, podemos dar nomes sugestivos para cada movimento a ser feito:

Bolinha – é o movimento circular (em forma de bolinha) nos lados internos e externos dos dentes.

Vassourinha – “varre” a sujeirinha de cima para baixo na arcada superior, e de baixo para cima, na inferior. Ou seja, da gengiva para a extremidade, em toda a superfície externa e interna dos dentes.

Trenzinho – compreende os movimentos por cima dos dentes, deslizando sobre o topo da fileira dentária.

Linguinha – finaliza a escovação, com movimentos de dentro para fora, por toda a língua.

Deve-se dar atenção também à eliminação da espuma da boca. As crianças devem ser alertadas sobre os riscos de engolir o creme dental. Normalmente, usa-se um copo para o bochecho, ou o adulto pode ajudar com as mãos, formando uma concha.

Além disso, a quantidade de creme dental deve ser adequada a cada faixa etária. Para crianças pequenas, de até dois anos, corresponde a uma metade de um grão de arroz cru. De dois a quatro anos, a um arroz cru inteiro. E, acima de quatro anos, a quantidade ideal é semelhante a uma grão de ervilha.

Uso do fio dental

A limpeza entre os dentes deve ser feita pelo menos uma vez por dia, com o fio dental. Existem modelos especiais que podem ser usados pelas crianças que ainda não possuem a habilidade motora necessária. É o caso, por exemplo, do fio dental com cabo ou haste. Ele mantém o fio esticado e permite a limpeza sem o contato com as mãos.

A função do fio dental é limpar os espaços onde a escova não alcança. É muito importante o cultivo desse hábito, para evitar que a placa bacteriana se forme do encontro entre os dentes.

Alimentação

A alimentação tem relação direta com a saúde bucal, assim como com a do corpo. Uma dieta equilibrada deve ter pouco açúcar e amido e bastante frutas, verduras e fibras. Com as crianças em casa, fica difícil controlar o armário, mas podemos controlar as compras.

Manter maior variedade de produtos saudáveis na geladeira e despensa, fará com que os pequenos desenvolvam bons hábitos de alimentação. Os pais devem evitar a compensação pelos salgadinhos e guloseimas, que trarão consequências ruins mais tarde. Alimentos funcionais e limpadores devem ser a base da alimentação.

Estabelecimento de rotina saudável para as crianças em casa

Essa situação, na qual a família está reunida durante todo o dia, pode ser aproveitada para estabelecer bons hábitos. As crianças “seguem o mestre” e os mestres são os pais e adultos. Portanto, toque o apito! Faça a higiene bucal junto com as crianças, estimulando, corrigindo e demonstrando alegria e boa vontade.

A manutenção de horários certos ajudará tanto adultos como crianças a não se perderem no jogo. Depois das refeições e antes de deitar, faça a fila e comece o checklist: bolinha, vassourinha, trenzinho, linguinha, forquilha! Transforme esses momentos em uma divertida brincadeira e veja seu pequeno crescer saudável e confiante.

Faça a sua parte e fortaleça um estilo de vida saudável com as crianças em casa. Mas, sempre que precisar, conte com a Uniodonto Uberlândia. Contrate online o seu melhor plano odontológico.

Leave a Reply