Extração de siso: o que fazer no pós-operatório

By 23 de janeiro de 2019 março 14th, 2019 Notícias

Por que quase todas as pessoas passam por uma extração de siso? É simples. Os terceiros molares, ou sisos, ou, ainda, dentes do juízo, rompem a gengiva entre os 17 e 25 anos, normalmente. Em decorrência da adaptação do ser humano a uma alimentação mais macia e baseada em carboidratos, que reduziu o tamanho do maxilar, os últimos molares com frequência não têm espaço para nascerem. Desta forma, podem nascer tortos ou apontar apenas parcialmente, prejudicando os demais dentes e, muitas vezes, provocando dor ou incômodo.

A extração do siso, na maioria absoluta das vezes, é a melhor opção. Trata-se de  um procedimento que não oferece preocupação. Mas, como em toda intervenção cirúrgica, há cuidados especiais que devem ser tomados tanto no pré quanto no pós-operatório.

Existe um grupo de indivíduos que passa pela extração e não tem qualquer reação. Porém, para muitas pessoas é uma experiência bastante desagradável. Não se trata de fraqueza ou fricote. São três os motivos que podem complicar a recuperação após a retirada do siso.

 

Fatores que influenciam no pós-operatório

O primeiro é a própria posição do dente e seu formato. Ele pode estar preso na estrutura óssea ou ter uma raiz curva, fatores que podem tornar o procedimento mais complexo.

O segundo é inerente à natureza biológica do paciente, com propensão ao inchaço e uma alta sensibilidade à dor. E o terceiro é a técnica utilizada pelo cirurgião. Quanto menos invasiva, melhor, mas nem sempre possível.

Alguns cuidados no pré-operatório também podem reduzir complicações. Antes de qualquer extração de siso é necessário que se faça um exame radiográfico. Com o levantamento da situação completa da boca do paciente, o profissional poderá fazer um planejamento correto. Em alguns casos já se pode prever uma situação mais traumática e, nesse caso, o paciente deve ser informado para que esteja preparado.

 

O pós-operatório de uma extração de siso

Os cuidados no pós-operatório são de crucial importância para um tranquilo restabelecimento. Se você ou alguém de sua família vai passar por essa situação, vai precisar se planejar para não ter problemas. Pensando nisso, organizamos com detalhes um passo-a-passo com todos os cuidados recomendados para você não se esquecer de nada e ter uma feliz recuperação.

 

Clique na imagem abaixo para baixar o seu Check List:

2 Comments

  • Nilma. Silva disse:

    Ola Boa Noite uma pergunta. Porque. os dentista conveniados. nao estrai o siso. Estou com um pra estrai a meses e pando o convénio. não. Consigo. Em nenhum conveniado

    • Comunicação Uniodonto disse:

      Bom dia Nilma! Os planos da Uniodonto Uberlândia cobrem a extração de siso, inclusive na nossa clínica 24h. Qual a sua localidade? Nos envie um número para que possamos entrar contato para entender o seu caso. Ficamos à disposição também pelo (34) 3228 – 8100.

Leave a Reply