Gestante na quarentena? Cuide de sua saúde bucal!

Todos nós já nos acostumamos às novas medidas de segurança quanto à prevenção da Covid-19. Lavar as mãos frequentemente com água e sabão e usar álcool gel, quando não for possível, é a primeira regrinha. Além disso, são indispensáveis o uso de máscara ao sair de casa e a retirada dos sapatos, ao voltar. Entretanto, o melhor ainda é manter o distanciamento social e evitar aglomerações. De fato, todas essas medidas mostram que a vida está diferente e nossos alertas de perigo estão ligados. Todos temos medos e incertezas. Dessa forma, podemos imaginar o estado emocional das mulheres que vivenciam esse momento carregando dentro de si um novo ser. Ou seja, como é ser uma gestante na quarentena?

Sorriso perfeito na quarentena: como manter?

Covid-19: por que grupo de risco deve cuidar das gengivas?

Rotina saudável é garantia de dentes limpos?

Urgência odontológica: a clínica 24 horas

Felizmente, o novo coronavírus não se mostrou mais grave em gestantes. Na grande maioria dos casos, a infecção evolui de forma leve. O tratamento inclui repouso, hidratação, medicação para alívio dos sintomas e isolamento. Apesar disso, o melhor mesmo continua sendo evitar o contágio.

Como uma gestante na quarentena deve se proteger?

Em primeiro lugar, cuidar da sua saúde mental. A futura mamãe deve evitar excesso de informações e notícias, voltando-se para as preocupações alegres com a vinda do bebê. O foco na preparação para essa chegada tão esperada ajuda a espantar os temores e manter a alegria.

Em segundo lugar, cuidar de sua própria saúde e do bebê, mantendo a rotina de exames e cuidados. Os hospitais, clínicas e postos estão preparados, nesse momento, para o atendimento agendado e individual. Porém, exceto para exames e acompanhamento, a gestante na quarentena deve se manter em casa e protegida.

Em terceiro lugar, sabemos que na gravidez é fundamental cuidar da saúde bucal.

Por que a saúde bucal é importante durante a gravidez?

O período de gestação é especial, tanto do ponto de vista emocional quanto físico. Inúmeras modificações acontecem no corpo da mulher durante a gravidez. Essas mudanças físicas e hormonais podem favorecer o aparecimento de cáries e problemas dentários.

A gestante é a fonte de nutrientes para a formação do novo ser. Por isso, sua alimentação deve ser diversificada e saudável. Por exemplo, caso haja carência de cálcio na dieta, este pode ser disponibilizado a partir dos ossos e dentes maternos. Nesse caso, é recomendável utilizar uma suplementação.

As gengivas também sofrem alterações por causa do aumento na produção de hormônios, o que pode acarretar gengivite e sangramentos. As infecções nas gengivas provocam a produção de substâncias que têm efeito sobre os vasos sanguíneos e terminações nervosas. Com isso, podem vir a ocorrer contrações no útero, aumentando o risco de um parto prematuro.

Como evitar problemas bucais na gravidez?

A prevenção é o melhor caminho sempre. Mesmo porque, durante o período de isolamento, até as consultas e atendimentos médicos e odontológicos têm restrições. Então, higiene bucal e boa alimentação passam a ser os melhores aliados da gestante na quarentena.

Uma higiene eficaz previne doenças bucais

A escovação deve ser feita, no mínimo, três vezes ao dia, após as refeições e antes de dormir. Porém, deve ser feita de forma correta, com uma escova adequada, cujas cerdas estejam em perfeito estado.

Todos os lados expostos dos dentes devem ser alcançados com movimentos circulares, da raiz para a extremidade. E, além dos dentes, gengivas e língua também precisam ser escovados.

A escolha do creme dental também é importante, pois ele deve conter flúor, que fortalece os dentes e previne as cáries. E, pelo menos uma vez ao dia, o fio dental é necessário. Para uma limpeza eficiente, um pedaço grande do fio, preso entre os dedos, deve ser passado entre todos os dentes.

Nesse período de contágio do novo coronavírus, a conservação dos materiais utilizados para higiene bucal deve ser bem observada. Tudo deve ser individualizado e armazenado de forma a evitar contato entre os utensílios utilizados por diferentes pessoas.

Uma dieta equilibrada protege a gestante na quarentena

Como uma equipe, os nutrientes trabalham mantendo a saúde e preservando nosso organismo do ataque de agentes nocivos. Em outras palavras, aumentando a imunidade, fundamental para nossa resistência a vírus e bactérias.

A falta de um nutriente prejudica o trabalho dos outros. Por isso, há a necessidade de uma dieta balanceada, composta por carboidratos, proteínas, gorduras, fibras, minerais e vitaminas.

Além disso, muitos alimentos têm a capacidade de limpar os dentes. São os alimentos detergentes, como a maçã e outras frutas. Em contrapartida, os açucarados e pegajosos são inimigos da saúde bucal.

O período de gestação é mágico e a maternidade, uma bênção, mesmo em tempos de coronavírus. É importante que a gestante na quarentena tenha apoio e carinho.

A Uniodonto Uberlândia está sempre presente. Pode contar conosco!