Hábitos para reduzir risco de câncer bucal

By 26 de junho de 2019 Notícias

Hábitos que você precisa adotar na sua vida para reduzir risco de câncer bucal

reduzir risco de câncer bucal

Prevenção e mudança no estilo de vida são atitudes que devemos adotar para reduzir risco de câncer bucal. Muitas causas do câncer de boca podem ser evitadas e isso depende apenas de conscientização e vontade. O tabagismo, o consumo de bebidas alcoólicas e a exposição excessiva aos raios solares são alguns exemplos. O conhecimento acerca dos fatores de risco, sobre como a doença se manifesta e a importância do autoexame pode ser o diferencial para a manutenção da saúde. Além disso, uma vez que o câncer se instale, o diagnóstico precoce pressupõe uma maior chance de cura. Por todos esses motivos, as visitas periódicas ao dentista são fundamentais.

Veja também:

Síndrome do Super-homem: por que os homens precisam cuidar da saúde bucal?

Como aliviar a dor de dente?

5 dicas sustentáveis para desperdício zero com saúde bucal

Seu plano dentário: você está coberto?

 

Sabemos que frutas, legumes e verduras possuem efeitos que ajudam a reduzir risco de câncer bucal. Por outro lado, gordura e alimentos de origem animal provocam efeito contrário. As mudanças na alimentação dependem de várias condições, mas deve começar a ser uma das principais preocupações do homem contemporâneo.

O câncer de boca

O câncer bucal é uma variação de uma doença cuja principal característica é a geração de células anormais, a partir do crescimento celular descontrolado. Pode afetar os lábios ou o interior da cavidade bucal, como gengivas, mucosa jugal (bochechas), palato duro (céu da boca) e língua (principalmente as bordas), assoalho (região embaixo da língua). O câncer do lábio é mais frequente no lábio inferior e em pessoas brancas.

Os primeiros sinais a ser observados são:

  •         Manchas ou placas vermelhas ou esbranquiçadas em qualquer lugar da cavidade bucal, como gengivas, língua, céu da boca e bochechas;
  •         Lesões nos lábios ou na cavidade oral, que não cicatrizam em 15 dias;
  •         Caroços no pescoço;
  •         Rouquidão persistente.

Quando a doença avança, podem surgir:

  •         Dificuldades para mastigar, engolir ou falar;
  •         Sensação de alguma coisa presa na garganta.

Como reduzir risco de câncer bucal

reduzir risco de câncer bucal

 

 

Hábitos saudáveis promovem saúde e bem estar. De fato, praticar exercícios físicos com regularidade, evitar cigarros e bebidas alcoólicas e se alimentar bem são os passos principais para uma vida saudável. E, consequentemente, também para reduzir risco de câncer bucal.

Criar e manter um estilo de vida saudável em ambientes hostis, como as grandes cidades, é realmente difícil. Mesmo com todos os conhecimentos e informações, as rotinas apertadas e os grandes deslocamentos roubam nossas boas intenções. É necessário, portanto, uma grande reserva de força de vontade e a consciência de que a vida vale muito a pena.

 

Faça da mudança um projeto de vida

Aproveite qualquer tempo que tiver para cuidar de si. Afinal, alguns minutos de automassagem, meditação ou alongamento já fazem muito bem. Planeje a agenda do dia seguinte antes de dormir. Estabeleça algumas pequenas metas, como, por exemplo, caminhar por algumas quadras, frequentar alguma academia que fique no caminho de casa ou acompanhar aulas de exercícios pela internet. Mas, acima de tudo, respeite seus limites.

Organize sua alimentação

Escolha um dia da semana para planejar a dieta da semana. Invista em alimentos preparados em casa. Faça e congele. E tenha no refrigerador bastante frutas, legumes e verduras, que ajudam a reduzir risco de câncer bucal. Evite alimentos com alto teor de gordura e sódio.

Inclua na alimentação vitaminas e fibras que, somados aos antioxidantes das frutas, verduras e legumes, ajudam o organismo a destruir agentes cancerígenos e bloqueiam ou revertem a formação de tumores. E, definitivamente, afaste-se do cigarro e das bebidas alcoólicas.

Descanse e controle o estresse

reduzir risco de câncer bucal

Procure encontrar atividades que provoquem boas sensações, como a prática de ioga, um passeio no parque, um piquenique. Use o final de semana para descansar o corpo e a alma. Ao mesmo tempo, valorize a qualidade do seu sono. Desligue luzes e aparelhos eletrônicos ao deitar, tome um chá, um banho morno, e deixe que seu corpo se desconecte e relaxe.   

Cuide da higiene bucal e da prevenção para reduzir risco de câncer bucal

Mesmo com toda a correria, faça dos cuidados bucais uma rotina, com escovação 3 vezes ao dia e utilização do fio dental. Visite seu dentista pelo menos 2 vezes ao ano para que ele faça a limpeza e o exame bucal. Proteja-se. Cuide-se. Lembre-se que sua vida é sua responsabilidade.

Parece difícil, mas a implantação de hábitos saudáveis, como evitar o fumo, a bebida, cuidar da higiene bucal, manter uma dieta rica e visitar regularmente o dentista é a forma mais garantida de reduzir risco de câncer bucal.

Veja mais assuntos de seu interesse no Blog da Uniodonto Uberlândia, conheça nossos planos odontológicos e contrate on line a melhor opção para você e sua família.

Leave a Reply