Mascar chicletes e sua saúde bucal

De 26 de fevereiro de 2019Notícias

Conheça os benefícios e os riscos de mascar chicletes para sua saúde bucal

 

De vilã a parceira, a goma de mascar é hoje considerada uma aliada da saúde bucal. Entretanto, não estamos falando do chiclete guloseima, com altos teores de açúcar, e sim daqueles que são adoçados com xilitol ou sorbitol. Estes adoçantes, ao contrário do açúcar, não servem como alimento para as bactérias causadoras da cárie. Mascar chicletes sem açúcar pode, então, ser eficaz na prevenção de cáries, diminuindo a formação de placas bacterianas. Porém, há uma restrição em relação ao excesso de tempo de mastigação, que pode causar danos na mandíbula, desgaste nos ossos e ligamentos da articulação temporomandibular. Além disto, com o uso prolongado, estruturas como restaurações e pontes podem se soltar.

Então, mascar chicletes está liberado? Mais do que isso, especialistas têm recomendado o hábito, baseados em estudos feitos com crianças utilizando a goma de mascar. Em um deles, na Europa, as crianças foram acompanhadas durante 2 anos e os resultados foram surpreendentes. Houve redução acima de 30% tanto na quantidade de cáries quanto nas lesões de mancha branca.

Veja também:

8 dicas para escolher fio dental

Como escolher o melhor creme dental

O que é preciso para quebrar um dente

Ciência do sorriso: por que sorrir é um santo remédio?

Benefícios do hábito de mascar chicletes na saúde bucal

Purificação do hálito

O aumento da salivação provocado pela mastigação da goma elimina ou, pelo menos, diminui a formação de compostos malcheirosos na boca. Como resultado, purifica a boca e reduz o mau hálito.

Aumento na produção de saliva

Mascar chicletes estimula a formação do fluxo salivar, diluindo os ácidos produzidos por bactérias e neutralizando o PH da boca. Por outro lado, a saliva estimulada contém mais minerais, potencializando a remineralização dos dentes. Além disso, pessoas que sofrem com Xerostomia, conhecida como boca seca, são bastante beneficiadas com esse aumento na produção de saliva.

Redução na formação de cáries

Como a maior vantagem de mascar chicletes é o estímulo da produção de saliva, consequentemente há uma maior lubrificação local, que neutraliza os ácidos produzidos pelas bactérias causadoras de cáries. Além de limpar e retirar resíduos de alimentos, ainda dificulta a fixação destas bactérias nos dentes, reduzindo a formação de cáries.

Redução na formação de manchas brancas

A diluição dos ácidos produzidos por bactérias reduz a ocorrência de lesões no esmalte dos dentes. Portanto, diminui a possibilidade de ocorrência de manchas brancas.

Controle do bruxismo

Mascar chicletes pode reduzir a tensão e o estresse, alguns dos causadores do bruxismo, o hábito inconsciente de ranger os dentes. E mais, pode ter um efeito fisioterápico nos casos de problemas de abertura normal da boca.

Riscos do hábito de mascar chicletes para a saúde bucal

Pessoas com problemas na articulação temporomandibular

Pessoas com problemas na ATM, articulação que regula o abrir e fechar da boca, podem vir a ter dores de cabeça e de ouvido, como resultado de um desequilíbrio muscular causado pela mastigação excessiva.

Pessoas com problemas gástricos

Quando mastigamos, o corpo automaticamente prepara enzimas e ácidos para a digestão. No caso da goma de mascar, não existem alimentos para serem digeridos. Sendo assim, pode haver uma superprodução de ácido no estômago, comprometendo o processo digestório quando da ingestão de alimentos reais. Consequentemente, há o risco de azia, sensação de empanzinamento e inchaço estomacal. Além disto, podem ainda acontecer desarranjos intestinais devidos aos adoçantes artificiais presentes nos chicletes sem açúcar.

Desgaste nos dentes

Mascar chicletes, frequentemente e em excesso, aumenta o atrito entre os dentes, possibilitando o aparecimento de desgastes no esmalte e até mesmo de fraturas nas restaurações.

Finalizamos com um alerta para os apaixonados por chicletes. Eles não substituem uma boa escovação e o uso do fio dental. Podem até ser usados com a função de limpeza nos casos em que é inviável executar os procedimentos corretos para higiene bucal. Porém, mascar chicletes deve ser considerada uma limpeza de emergência, devendo ser complementada, assim que for possível. E um aviso não menos importante: os chicletes que contêm açúcar continuam sendo vilões, pois retiram o cálcio dos dentes, causando cáries.

Saiba mais sobre saúde bucal no Blog da Uniodonto Uberlândia, em artigos com conteúdos completos e relevantes na área de Odontologia.

Comunicação Uniodonto

Autor Comunicação Uniodonto

Mais mensagens de Comunicação Uniodonto

Responder