Minha coroa caiu! Veja o que fazer antes de correr para o dentista

By 2 de outubro de 2019 Notícias

Minha coroa caiu! Veja o que fazer antes de correr para o dentista

De repente, no meio de uma refeição, ao morder um alimento crocante, minha coroa caiu! E, para agravar, não dá para encaixar uma consulta ao dentista agora na minha agenda. O que fazer? Esta não é uma situação tão difícil de acontecer. As coroas dentárias são peças artificiais fixadas aos dentes, como um curativo. Elas são projetadas para durarem bastante tempo, mas não são permanentes. Em alguns casos, podem ficar soltas e até mesmo cair, como no exemplo acima. E, como sempre, isso acontece nos locais e horários mais inoportunos. Quando existe a possibilidade de uma visita ao dentista em seguida ao problema, ótimo! Quando não, o jeito é encontrar uma solução temporária.

De fato, com paciência e cuidado, é possível manter a coroa no lugar até que se resolva a situação definitivamente. O dentista, nesse momento, irá recolocar ou substituir a peça, identificando os motivos que levaram à sua perda. Porém, até lá, existem alguns procedimentos que podem servir como uma medida provisória.

 

Veja também:

Mascar chicletes e sua saúde bucal

Como aliviar a dor de dente

Própolis para proteger os dentes funciona?

Saúde bucal depois dos 40 anos: como lidar?

 

Por que a minha coroa caiu?

É evidente que apenas o dentista pode descobrir e diagnosticar as causas com exatidão, mas as mais comuns são:

Fadiga do cimento de fixação: este é o motivo mais frequente e o mais simples. Neste caso, há uma fratura apenas no cimento dentário, devida ao tempo de utilização e à ação mecânica. Isso significa que o dispositivo pode ser reutilizado, bastando uma nova cimentação.

Fratura do dente que suporta a coroa, ou mesmo da raiz: nestas condições, parte do dente pode ficar colada na prótese que se desprendeu. Dessa forma, o elemento deverá ser substituído e o dente avaliado.

Infiltração: este é um problema mais sério, pois pode comprometer a porção do dente que estava servindo como apoio para a coroa. Assim, não há possibilidade de reaproveitamento, porque um novo processo carioso surgiu e deve ser tratado.

O que fazer se minha coroa caiu?

minha coroa caiuExistem alguns passos que devem ser seguidos para lidar com essa dificuldade, evitando os riscos como, por exemplo, de engolir ou aspirar a prótese. O mais importante é procurar um profissional o mais rápido que puder. Especialmente, nos últimos dois casos citados.

De qualquer modo, a principal providência a ser tomada é manter a superfície limpa. É fundamental a escovação do local e, se necessário, uma limpeza com palitos de dente, sempre após a alimentação. No entanto, deve-se lembrar que existe o perigo de ocorrerem infiltrações, se o dente ficar descoberto por muito tempo.

Quando a fratura acontece apenas no cimento dentário e a prótese está em boas condições, então ela pode ser recolocada temporariamente. Para tanto, siga o roteiro abaixo.

Roteiro para recolocação temporária da coroa

1 – Limpe a coroa, retirando resíduos de alimentos e de cimento. Utilize a escova dental e palitos para a limpeza. Contudo, lembre-se de tampar a saída de água da pia, para não perder o elemento dentário.

2 – Limpe o dente que perdeu a coroa, com o auxílio da escova e do fio dental. Provavelmente, ele estará mais sensível, mas isso é normal.

3 – Seque a coroa e o dente, utilizando gaze estéril.

4 – Faça um teste: coloque a coroa no lugar e tente encaixar, com cuidado. Se não conseguir de forma alguma, só o dentista poderá resolver. Caso consiga, tente morder para verificar se a posição está correta.

5 – Se a coroa puder ser encaixada, agora é a vez de fixá-la com um material adesivo. Existem algumas opções vendidas em farmácia, como cimento dental, materiais temporários de preenchimento dentário ou adesivos de dentadura. Retire a peça e enxugue o dente que vai receber a reposição. Preencha a parte interna da coroa com o material aderente. Encaixe-a novamente com a ajuda de um espelho, seguindo as instruções de uso do produto utilizado. Morda, colocando-a no lugar correto.

6 – Retire o excesso de adesivo por fora do dente e da coroa e deslize o fio dental entre os dentes. Tome cuidado para não puxar o fio para cima. Tenha cuidado com a alimentação enquanto o encaixe for provisório.

7 – Marque um horário com o dentista: não corra o risco de sofrer com dores e desconfortos. Consulte logo um profissional para resolver o problema definitivamente.

Conheça a Uniodonto Uberlândia e conte com nossa Clínica 24 horas. Além de planos perfeitos para todos da família, você ainda tem disponível um serviço completo de urgência e emergência. Contrate online um de nossos planos.

Leave a Reply