Odontopediatria: saiba mais sobre esta especialidade médica

By 18 de setembro de 2019 Notícias

Odontopediatria: saiba mais sobre esta especialidade médica

saiba mais sobre a odontopediatria 

O dia a dia de uma criança é uma espiral de novidades e, como esponjas, elas vão absorvendo tudo com que se deparam. Todas as experiências são novas e, assim como deixam carimbadas as marcas físicas e mentais, também marcam emocionalmente. Ao se tornar adulta, a criança é, então, a somatória de sua individualidade com sua vivência, desde a mais tenra idade. Com esse conhecimento, a sociedade moderna percebeu a importância de cuidados especiais com os pequeninos. Na área de saúde bucal, essa atenção diferenciada fica nas mãos do odontopediatra. Neste artigo, saiba mais sobre a Odontopediatria e como esta especialidade rende benefícios para a criança e seus pais.

 

Você também vai gostar de ver:

Os segredos para cuidar dos dentes de leite

3 dicas para criar bons hábitos de saúde bucal para crianças

Checklist de cuidados com saúde bucal na gravidez

4 maneiras de facilitar a ida de crianças ao dentista

 

Os problemas de saúde bucal na infância costumam ser simples, porém visitar um dentista já pode ser um desafio. Nessa hora entram em ação as principais características de um pediatra: a calma e a paciência. E, além disso e não menos importante, toda uma ambientação feita sob medida para atrair e encantar o público infantil.

O lado especial da Odontopediatria

saiba mais sobre a odontopediatriaUm odontopediatra leva em consideração o lado emocional da criança. Apesar de seus conhecimentos técnicos serem do mesmo nível de um profissional para adultos, ele é especial. Ele gosta de crianças e sabe que elas reconhecem esse afeto. Por isso, o atendimento tem um toque lúdico, com ambiente e atitudes amigáveis e atrativos.

Tecnicamente, além dos procedimentos de rotina, o odontopediatra pode identificar facilmente problemas de mastigação e má formação dos dentes. Mas é um especialista em crianças e se torna responsável pela imagem que elas levarão pelo resto da vida.

Em toda consulta odontopediátrica deve haver acolhimento e carinho, mesmo em situações em que é necessário agir com autoridade. Manifestações de medo e rejeição são respeitadas, e técnicas específicas são utilizadas para quebrar resistências.

A importância da Odontopediatria

Segundo o levantamento Condições de Saúde Bucal da População Brasileira 2002-2003, do Ministério da Saúde, no Brasil “o ataque de cárie e o número de dentes perdidos entre adultos e idosos são profundamente elevados”. Sendo assim, corrigir e melhorar essa situação é o maior alvo da Odontopediatria.

Sabe-se que a prevenção pediátrica é simples, barata e menos dolorosa. Portanto, a Odontopediatria tem a tarefa de criar uma nova geração que sabe que cuidar dos dentes é importante e natural. Afinal, há uma mudança na mentalidade dos adultos quando crescem sob os cuidados de um odontopediatra.

Uma criança que frequenta regularmente o dentista será um adulto sem problemas dentários. A prevenção iniciada na infância é a melhor forma de manutenção da saúde bucal. A Odontopediatria, muito mais do que realizar tratamentos, informa, ensina e fomenta hábitos higiênicos saudáveis.

Outro fator importante da consulta odontopediátrica é a solução precoce de problemas de oclusão. Os tratamentos de ortopedia e ortodontia preventivos evitam empurrar a complicação para a adolescência ou para a fase adulta. Além de reduzir o tempo de utilização dos aparelhos ortodônticos.

Saiba mais sobre a Odontopediatria

saiba mais sobre a odontopediatriaLogo após o nascimento dos primeiros dentinhos do bebê, ou mesmo antes, o odontopediatra deve ser procurado. Nesses primeiros contatos, os pais recebem esclarecimentos e instruções fundamentais. Dúvidas sobre, por exemplo, uso de mamadeiras, chupetas e hábitos alimentares são sanadas.

O especialista mostra a forma correta de higienização bucal e os modelos de escova e pasta de dentes adequados. O acompanhamento dos primeiros dentinhos e da troca dos dentes traz tranquilidade aos pais e menos sofrimento aos pequenos. O odontopediatra também fornece todas as informações relativas aos cuidados e prevenção bucal infantil.

Quanto mais cedo os pais fizerem uso da Odontopediatria, menores os riscos de desenvolvimento de cáries. E, quanto mais frequentes as consultas, maiores as chances de diagnósticos precoces de problemas de oclusão e má formação dos dentes.

O acompanhamento odontopediátrico iniciado com o bebê tem ainda uma outra vantagem. Quando uma cumplicidade com o dentista é criada desde cedo, a rotina de saúde bucal da criança fica amplamente facilitada. A familiaridade, aliada a um ambiente criado especialmente para recebê-la, cria vínculos e hábitos duradouros.

Visite o site da Uniodonto Uberlândia e conheça os odontopediatras credenciados, na consulta Encontre seu Dentista. Escolha o melhor plano odontológico para você e sua família e contrate online, em questão de segundos!

Leave a Reply