Por que tenho dentes amarelados?

By 19 de junho de 2019 junho 26th, 2019 Notícias

Por que tenho dentes amarelados?

Dentes amarelados

O amarelamento dos dentes pode iniciar-se com uma ou mais manchas amarelas ou pelo escurecimento progressivo em toda a arcada dentária. Normalmente começa e se instala mais facilmente na parte de dentro dos dentes, onde a higienização é mais difícil. Com efeito, a aparência amarelada é fruto da ação ofensiva de determinados alimentos, bebidas e medicamentos, associada a hábitos inadequados de higiene bucal. Entretanto, com o passar dos anos a camada translúcida de esmalte dentário também sofre desgaste natural. Nesse processo, a camada mais interna da dentina, que é amarela, começa a ficar mais visível, criando um aspecto de dentes amarelados.

Só há uma maneira de evitar ou, no mínimo, postergar o processo de amarelamento dos dentes: os cuidados bucais. Escovar três vezes e passar fio dental, ao menos uma vez, são tarefas diárias obrigatórias para quem quer manter dentes brancos e saudáveis. A limpeza profissional de seis em seis meses é outro procedimento indispensável.

 

Veja também:

Como escolher o melhor creme dental?

Planos odontológicos Uniodonto Uberlândia: a primeira opção para a família

3 dicas para criar bons hábitos de saúde bucal para crianças

Qual é o tempo de vida útil de um dente?

Em outras palavras, o segredo é a prevenção. Veja a seguir alguns fatores mais comuns que podem causar o aparecimento de dentes amarelados:

Fatores Genéticos

Dentes amarelados

De fato, nem todos têm os dentes com a mesma cor. Algumas pessoas já possuem dentes naturais de uma tonalidade mais escura devido à herança genética. Os dentes podem ser totalmente brancos, marrom avermelhados, amarelo avermelhados, cinza avermelhados ou cinzentos, que variam ainda em função da luz.

Tabaco

O hábito de fumar deixa os dentes amarelados e com manchas superficiais. Além disso, cria uma falsa sensação de boca limpa, contribuindo para o descuido da higiene bucal.

Alimentos

Alimentos muito coloridos, como, por exemplo, molhos, massa de tomates e algumas especiarias, contêm pigmentos que aderem ao esmalte, manchando a superfície dos dentes.

Bebidas

Nesse caso também deve haver a atenção para as bebidas de cor forte, como café, chá, vinho, refrigerantes e bebidas com aromatizantes artificiais.

Fluorose

O excesso de flúor na água, em pastas dentais e tratamentos de fluoreto pode causar manchas amarelas ou acastanhadas. Apesar de ser um elemento fundamental para proteção para os dentes, o flúor é um mineral tóxico. Uma concentração dentro do recomendado previne as cáries e, portanto, fortalece os dentes. Em exagero, provoca a fluorose.

Traumas dentários

Acidentes podem quebrar o esmalte dos dentes, causando danos ao seu interior. Se não sofrer a intervenção de um profissional, pode expor a dentina, deixando os dentes amarelados.

Bruxismo

Do mesmo modo que no item anterior, trincar e ranger os dentes também pode chegar a quebrar o esmalte dos dentes.

Medicamentos

Especialmente a tetraciclina presente nos antibióticos é causadora de manchas nos dentes. Caso a gestante tenha consumido antibióticos no final da gravidez ou a criança até os oitos anos, existe a possibilidade de que os dentes permanentes da pessoa, quando adulta, tenham sido manchados.

Falta de higiene bucal

A ausência de uma rotina adequada de limpeza, utilizando escova e fio dental, colabora com as outras causas já citadas, propiciando o aparecimento de dentes amarelados.

Como prevenir e evitar os dentes amarelados?

Dentes amarelados

Cuidados adequados podem prevenir a maioria das causas de amarelamento dos dentes. Exceto o fator genético, os demais podem ser evitados ou corrigidos. Uma boa alimentação, boas noites de sono e controle do estresse retardam o processo de envelhecimento e isso inclui também os dentes.

Evitar o cigarro, os traumas dentários e tratar o bruxismo são medidas que dependem somente de atenção e atitude. Consultar um dentista e recorrer a um procedimento de clareamento ou branqueamento pode ser uma boa solução para restaurar a cor original dos dentes.

Ter os dentes amarelados não é apenas uma questão estética, embora os dentes brancos façam mais sucesso em um sorriso. Quando a alteração da cor é resultante de fatores ligados ao adoecimento dos dentes, um dentista deve ser logo procurado e o problema resolvido. O escurecimento é um alerta para a existência de tártaro ou fissura nos dentes.

Saiba mais sobre problemas dentários e assuntos relacionados à Odontologia no blog da Uniodonto Uberlândia. Conheça nossos planos dentários e contrate on line o melhor para você e sua família!

Leave a Reply