Primavera: sorria para a nova estação

By 23 de setembro de 2020 Notícias

Primavera: abra um lindo sorriso para a nova estação

 

A primavera é a estação mais bonita e alegre do ano. As temperaturas aumentam e as flores aparecem para embelezar os ambientes. Porém, apesar da beleza da estação, existem alguns cuidados típicos para essa época. As constantes mudanças no clima podem afetar a imunidade, provocando alergias e resfriados. Além disso, com o calor intenso, a alimentação sofre alterações para refrescar o corpo e alegrar a alma. O consumo de alimentos gelados aumenta bastante na primavera e no verão. O problema é que, normalmente, esses produtos contêm bastante açúcar, trazendo uns quilinhos extras e prejuízo para a saúde bucal.

 

Veja também:

O que acontece na boca ao perder um dente?

Endodontia: entenda o tratamento de canal

Crianças em casa: os cuidados bucais necessários

 

 

Portanto, a primavera é uma estação para ficar de olho na dieta, buscando formas saudáveis de se refrescar com saúde. Dessa maneira, podemos eleger as frutas como alternativas aos sorvetes e refrigerantes. São opções deliciosas e coloridas para combater o calor, hidratar e aumentar a imunidade.

Hidratação é muito importante na primavera

Água é sempre a melhor opção. Em seguida vêm as frutas, legumes, sucos naturais, vitaminas e água de coco. O ideal é manter o corpo bem hidratado e o bom funcionamento do organismo. No calor da primavera, o corpo desidrata mais fácil ao longo do dia, sem que se perceba.

A perda de líquidos se deve à nossa capacidade de regular a temperatura corporal, através da pele. Por isso, sentimos sede, pois o organismo pede mais água para repor tudo o que foi perdido. Dessa forma, o metabolismo se mantém em equilíbrio.

Uma das consequências da desidratação é que a boca fica seca. Esse é um incômodo que acomete principalmente os idosos, mas também a população em geral. A saída é consumir bastante água para amenizar o desconforto e evitar a xerostomia.

Quando a boca fica com pouca saliva, perde a capacidade de lubrificação, limpeza e auxílio no processo de digestão. Com a quantidade de saliva baixa, bactérias e fungos podem se aproveitar, causando dificuldade para engolir os alimentos e cáries.

Usando a alimentação a favor da saúde bucal

Mais do que alimentar e hidratar, algumas frutas têm uma alto poder de limpeza bucal. Esse é o caso da maçã, por exemplo. Por ser durinha e fibrosa, a fruta promove atrito entre os dentes, ajudando a remover a placa bacteriana. Além disso, suas fibras aumentam a produção de saliva, diminuem a acidez e evitam a proliferação de bactérias.

Outros alimentos também são considerados limpadores, como a pera, o pepino, a cenoura, as castanhas e os vegetais verde escuros. Entretanto, esses alimentos apenas ajudam na limpeza dos dentes. Especialmente quando há um aumento na ingestão de açúcar, a higienização correta é essencial para a prevenção de problemas bucais.

Saúde bucal sob controle na primavera

Os sorvetes, refrigerantes, açaís, produtos cítricos e isotônicos são uma grande tentação na primavera, porém possuem açúcar em sua composição. De fato, esse é um componente que pode aumentar a proliferação de bactérias e causar problemas bucais.

Por esse motivo, é muito importante higienizar a boca depois do consumo desses alimentos. A permanência de resíduos nos dentes pode implicar na formação de placa bacteriana e acarretar o surgimento de cáries. E o consumo em excesso potencializa a sensibilidade nos dentes e problemas no esmalte dentário.

Higienização correta

A escovação é a principal medida de prevenção contra ocorrências desagradáveis na boca. Além de ser feita depois das principais refeições, é indicada após a ingestão de alimentos açucarados. Porém, é importante fazer uma escovação suave, com escova de cerdas macias, para evitar machucar as gengivas.

Uma higienização completa inclui também a limpeza da língua e da parte interna das bochechas. E, claro, a utilização do fio dental, para garantir a limpeza dos locais onde a escova não alcança. Pessoas com aparelhos ortodônticos devem utilizar escova especial e passadores de fio dental.

Para completar o processo, as visitas ao consultório para limpeza profissional são recomendadas a cada período de seis meses. Com as medidas de prevenção à Covid-19, houve uma interrupção nesses atendimentos. No entanto, a vida começa a voltar ao normal e, aos poucos, retomamos nossas rotinas de prevenção aos problemas bucais.

Na primavera ou em qualquer estação, os cuidados com a higiene oral fazem a diferença para o seu sorriso!

Venha sorrir com a Uniodonto Uberlândia! Visite o nosso site e conheça nossas facilidades para cotação e adesão online aos melhores planos odontológicos do mercado.

 

Leave a Reply