Recapeamento dos dentes: o preferido dos artistas

By 1 de julho de 2020 Notícias

Recapeamento dos dentes: o procedimento preferido dos artistas

 

Um sorriso esteticamente perfeito e completamente branco é o sonho de muitos. Por isso, o recapeamento dos dentes é quase obrigatório entre as celebridades. Ele funciona como uma capinha colocada sobre os dentes, as facetas, com uma finalidade, na maioria das vezes, estética. Mas as facetas permitem também corrigir imperfeições, como diferenças no tamanho ou no espaçamento entre os dentes. Dessa forma, podem funcionar como recurso de reabilitação de algumas funções, como, por exemplo, da mastigação. De qualquer maneira, apenas um profissional especializado em dentística pode avaliar as condições do paciente e recomendar sua utilização.

 

Veja também:

5 coisas que você precisa saber antes de clarear os dentes

O que é preciso para quebrar um dente?

Planos odontológicos Uniodonto Uberlândia: a primeira opção para a família

Mascar chicletes e sua saúde bucal

 

Porém, a técnica tem uma desvantagem, que é a manutenção, pois o material pode estragar ou sofrer alterações na cor. Portanto, os cuidados devem ser redobrados e as visitas ao dentista, constantes.

Tipos de facetas para recapeamento dos dentes

As facetas são peças finas, feitas de material resistente, usadas para imitar a aparência natural dos dentes. Elas são coladas ao esmalte natural, na parte visível do dente, em procedimentos feitos exclusivamente no consultório.

A maioria dos especialistas utiliza as facetas de porcelana ou as lentes de contato, que são de uma porcelana mais fina. Mas existem também as feitas com resina, mesmo material utilizado nas obturações. A diferença entre os diversos tipos está na qualidade do material e, portanto, no preço do tratamento.

Facetas de resina

A correção feita com resina cumpre seu objetivo, mas pode resistir menos, já que o material sofre alterações de cor. A resina pigmenta com o tempo, devido aos corantes dos alimentos. Além disso, é mais frágil e mais opaca, ou seja, pode se quebrar mais facilmente.

Se o objetivo é apenas cobrir os dentes, a resina pode ser utilizada, mas precisa ser polida periodicamente. No caso de grandes correções, como no fechamento de espaços entre os dentes, o material é contra indicado. Esse tipo de faceta pode ser moldado diretamente na boca do paciente.

Uma das vantagens da resina no recapeamento dos dentes é o tempo de tratamento. Por causa disso, ela é a melhor opção em casos de urgências estéticas. Entretanto, o bruxismo é um fator de impedimento e dentes escurecidos por tratamentos de canal podem não apresentar resultados satisfatórios.

Os cuidados na preservação do brilho e cor das facetas de resina devem incluir, além do polimento, uma alimentação adequada. Deve-se evitar o consumo excessivo de alimentos pigmentados, como café e vinho e os refrigerantes e cítricos.

Facetas de porcelana

A porcelana é mais resistente, dura até 10 anos, e não pigmenta, pois possui características semelhantes ao esmalte natural. É moldada e feita sob medida, em laboratório, e é perfeita para as modificações de formato e alterações de cor. Porém, a superfície do dente necessita ser lixada, devido à espessura da capa, que varia entre 0,5 e 1,5 milímetros.

A porcelana proporciona um recapeamento dos dentes bem natural, bastante integrado à estrutura dentária e ao sorriso. Porém, é um tratamento considerado irreversível, o que demanda um estudo detalhado antes da decisão final pelo procedimento.

Lentes de contato

A diferença entre essas facetas e as de porcelana é a espessura. Com apenas 0,2 milímetros, podem ser aplicadas sem que o dente seja desgastado. Mas, para isso, os dentes precisam ser naturalmente alinhados. As lentes de contato também, por serem muito finas, não são capazes de esconder o escurecimento dos dentes.

Cuidados bucais após o recapeamento dos dentes

Uma boa higiene bucal ajuda a prolongar a vida útil das facetas. O processo de higienização é o normal, com 3 escovações diárias e o uso do fio dental. Por outro lado, é importante utilizar uma boa escova de cerdas macias e evitar a escovação forçada.

As recomendações quanto à alimentação também são as mesmas para dentes naturais. Portanto, evitar os açúcares e os alimentos escuros e abrasivos continua sendo o principais alerta.

O recapeamento dos dentes é ótima opção para deixar o sorriso mais bonito, aumentando a autoconfiança e o bem estar. Entretanto, antes de decidir, o paciente deve estar bem informado sobre o procedimento. Deve saber que, em algum momento, as facetas poderão ter que ser substituídas. Mais do que isso, que é uma técnica permanente e que demanda um acompanhamento frequente de um profissional.

Acima de tudo, encontre seu dentista na maior e melhor rede credenciada da região. Acesse o site da Uniodonto Uberlândia e escolha o plano odontológico mais adequado para você e sua família.

Leave a Reply