Rotina saudável é garantia de dentes limpos

By 15 de janeiro de 2020 janeiro 17th, 2020 Notícias

Rotina saudável é garantia de dentes limpos

Uma rotina saudável é salutar para qualquer pessoa, em qualquer idade. Entretanto, não é uma meta fácil de atingir, mas quanto mais próximo disso, melhor. Para manter uma boa saúde bucal, com dentes limpos, gengivas sadias e hálito agradável, devemos levar em conta vários fatores. De fato, o mais abrangente deles é uma dieta saudável. Uma alimentação rica em nutrientes, vitaminas e fibras favorece a saúde integral do corpo e, consequentemente, das estruturas bucais. Aliada a bons hábitos de higiene, estrutura o melhor caminho para manter a saúde bucal. Dentes saudáveis são importantes para a aparência, para falar bem, para mastigar alimentos corretamente e para o bem estar geral.

A prevenção, estabelecida pelos cuidados diários, é a maneira mais prática, econômica e indolor de afastar os problemas dentários. Além disso, é recomendável consultar o dentista para aprender as técnicas corretas de higiene bucal e identificar áreas de atenção. Essas áreas podem exigir cuidados extras ao escovar e passar o fio dental.

 

Veja também:

8 facilidades do site da Uniodonto Uberlândia

Os 10 top assuntos buscados no Blog da Uniodonto Uberlândia

Em 5 segundos: como solicitar cotação para contratar plano odontológico

Seu plano dentário: você está coberto?

 

 

Siga nossas dicas para uma rotina que garante seus dentes limpos

Técnica de escovação adequada

Não basta simplesmente escovar os dentes três vezes ao dia. É preciso escovar corretamente. Portanto, escolher a escova mais indicada para sua arcada dentária, seus dentes e sua sensibilidade é o melhor começo. Afinal, cabeça e cerdas devem conseguir alcançar até os últimos molares, eliminando os resíduos que se escondem ali.

As melhores escovas normalmente têm cabeça pequena e cerdas macias, e devem ser trocadas regularmente, de três em três meses. Os movimentos da escovação devem ser suaves e curtos, sem força excessiva, especialmente no encontro entre gengivas e elementos dentários.

Outra área que merece atenção é a parte traseira dos dentes da frente, tanto inferiores quanto superiores. E mais, o tempo gasto na escovação é outro fator a ser observado. Não basta passar a escova sobre as superfícies para manter os dentes limpos. Assim, uma limpeza bem feita deve gastar, pelo menos, de dois a três minutos.

A escova deve ficar em um ângulo de 45 graus com a linha da gengiva e ser movimentada em direção contrária a esta. Cada parte do dente, laterais e área de mastigação, deve ser alcançada com movimentos curtos, circulares, de trás para frente.

Por fim, a escovação deve contemplar toda a língua, limpando, eliminando bactérias e purificando o hálito. Terminado o processo, lave a escova e deixe secar sem tampar. E, importante: nunca compartilhe sua escova dental com ninguém, nem mesmo com o cônjuge ou os filhos.

Passar o fio dental corretamente

O fio dental deve ser usado, no mínimo, uma vez por dia. Mas as recomendações feitas para a escovação valem também para o fio. Sem pressa, com cuidado para não machucar as gengivas, dedicando o tempo necessário para abranger todos os encontros dentários.

Cerca de 40 cm de fio são necessários para trabalhar todas as curvas dos dentes. Para cada encontro, uma parte do fio é utilizada. A base dos dentes, na linha da gengiva, deve ser contornada com suavidade, removendo bactérias que estejam acumuladas no lugar.

A escolha do fio dental adequado ao espaçamento entre os dentes permite uma limpeza completa e eficiente. Contudo, os casos de próteses ou aparelhos dentários exigem uma investigação maior sobre o melhor fio dental a ser adquirido. Um bom profissional pode auxiliar, analisando e indicando a opção ideal.

Lanches e guloseimas entre as refeições dificultam dentes limpos

Seguindo a lógica da alimentação saudável, os petiscos devem ser evitados, especialmente se forem açucarados. Entretanto, se isso não for possível, a limpeza deve ser refeita a cada lanchinho. Bochechos ou gomas de mascar sem açúcar são paliativos e ajudam, mas não são ideais para deixar os dentes limpos.

Os resíduos alimentares, muitas vezes pegajosos, e o açúcar, se não eliminados, servirão como alimentos das bactérias. Permanecendo nos dentes por longos períodos, permitirão a produção de ácidos que agridem os dentes e promovem a formação de cáries.

Visitas regulares ao dentista

O checkup bucal é tão importante quanto o de saúde. Devemos lembrar que muitas doenças internas dão seus primeiros sinais na boca. Além disso, mesmo com uma boa higienização e cuidados diários, a escova não substitui a limpeza de consultório.

O exame profissional periódico mantém os dentes limpos, previne possíveis doenças bucais e identifica sinais patológicos de forma precoce. A frequência recomendada para a avaliação do dentista é de seis em seis meses e não deve ultrapassar um ano.

 

Mantenha seus dentes limpos, seguindo nosso roteiro para uma rotina diária de cuidados bem feita. E, para garantir um controle eficaz dos gastos com a saúde bucal de toda a família, conte com a Uniodonto Uberlândia. Escolha seu melhor plano e garanta sua tranquilidade e a qualidade do seu sorriso.

 

Leave a Reply