Técnicas profissionais para branquear os dentes

By 20 de maio de 2020 Notícias

 Técnicas profissionais para branquear os dentes

O isolamento social, a que a pandemia do novo coronavírus nos submete, acaba por nos aproximar mais de nós mesmos. Dessa forma, podemos utilizar esse tempo para fazer planos e buscar soluções criativas para problemas antigos. É um momento para avaliações, estabelecimento de metas e um novo olhar para nossos desejos e necessidades. Algo que nem sabíamos que nos incomodava, de repente, ressalta no espelho. Por exemplo, aquela vontade grande de branquear os dentes. E o sonho de um sorriso mais bonito pode ser planejado e estudado com mais atenção. Para auxiliar no processo de pesquisa e planejamento, trouxemos neste artigo algumas técnicas profissionais utilizadas para branqueamento dos dentes.

 

Veja também:

Hora do Check-up anual: 4 vantagens em contar com a cobertura de um plano odontológico

3 dicas para criar bons hábitos de saúde bucal para crianças

Planos odontológicos Uniodonto Uberlândia: a primeira opção para a família

Como manter um sorriso perfeito na quarentena?

 

Segundo a Associação Brasileira de Odontologia, o clareamento dental tornou-se uma técnica segura e eficaz a partir de 1989. O tratamento é um dos mais procurados atualmente, por ser um procedimento conservador e que produz resultados satisfatórios imediatos. Além de mostrar cuidado com a saúde bucal, dentes claros e limpos representam um padrão de beleza na sociedade atual.

Fatores que dificultam o processo de branquear os dentes

Em primeiro lugar, o desgaste natural dos dentes, que ocorre com o tempo e provoca um escurecimento previsível. De fato, à medida que envelhecemos, há uma erosão da parte esmaltada que garante a brancura dos dentes. Com isso, essa camada fica mais fina, permitindo que a cor da dentina ressalte.

A dieta alimentar também é um fator que pode dificultar os processos de branquear os dentes. Bebidas de coloração forte mancham, como o café, o vinho e o refrigerante, que têm um elevado nível de pigmentação. A beterraba, o açaí, o ketchup e o molho de soja estão entre os principais alimentos escurecedores.

Frutas cítricas, como limão e laranja, se consumidos com frequência, aumentam a acidez da boca, permitindo maior captação de pigmentos. Além disso, o tabagismo é inimigo da brancura dos dentes e, como é um hábito, escurece de forma constante. Alguns medicamentos também podem manchar.

Por fim, é bom lembrar que o clareamento é uma técnica de recuperação da cor original dos dentes. Sabemos que a tonalidade natural varia de pessoa para pessoa. Então, o resultado final vai depender de cada indivíduo.

Técnicas seguras para branquear os dentes

A segurança nos procedimentos para branquear os dentes só pode ser garantida por profissionais. As soluções caseiras sem acompanhamento podem danificar as estruturas dentárias, causando excesso de desgaste no esmalte dos dentes.

Procedimento interno 

Geralmente, é feito em dentes escurecidos por reação metálica, traumas e tratamentos de canal. Um gel clareador é depositado dentro da porção coronária do dente e é trocado toda semana até o resultado ideal. O prazo máximo das aplicações é de dois meses.

Procedimentos externos 

Nos clareamentos externos, o gel clareador é aplicado na parte externa do dente. O dentista protege gengiva, lábios e bochechas e, então, aplica o gel. O processo produz, então, uma reação química que quebra e elimina os pigmentos. Assim, os resultados vão aparecendo a cada nova aplicação, que dura, em média, uma hora. Normalmente são necessárias três ou quatro sessões.

Clareamento a laser

Depois da aplicação do gel, um laser de baixa potência é direcionado pelo dentista. Dessa maneira, a sensibilidade dos dentes é minimizada.

Clareamento por LED

Da mesma forma que o laser, o LED é utilizado após a aplicação do gel, potencializando o efeito do clareador.

Clareamento caseiro com acompanhamento profissional

O dentista confecciona uma moldeira específica para o paciente, onde um gel vai ser colocado. Entretanto, a concentração do agente clareador deve ser adequada para cada tratamento e indicada pelo profissional. O processo deve ser realizado por, no mínimo quatro horas por dia, por três a quatro semanas.

Facetas de porcelana ou resina

As facetas são uma opção para cobrir a superfície manchada dos dentes ou para homogeneizar formatos irregulares. Elas são coladas através de um composto de resina ou porcelana.

De qualquer maneira, para cuidar da saúde bucal, com ou sem procedimentos estéticos para branquear os dentes, importam quatro coisas:

Visite o site da Uniodonto Uberlândia, faça uma cotação e contrate online um dos nossos planos odontológicos. Planeje o seu melhor sorriso para quando a vida voltar ao normal.

Leave a Reply