Um sorriso saudável começa na infância?

By 11 de dezembro de 2019 dezembro 16th, 2019 Notícias

Um sorriso saudável começa na infância?

sorriso saudável

Podemos, sem receio, afirmar que a aquisição de bons hábitos e de preferência por uma alimentação saudável começa na infância. A criança, mais do que seguir instruções, segue exemplos. Nesse sentido, a responsabilidade dos pais é bem grande, já que os pequenos se espelharão em seus comportamentos e atitudes. Um sorriso saudável começa na infância, assim como problemas também podem ter início nessa fase. Adultos que ensinam bons hábitos de higiene bucal para os pequenos desde a mais tenra idade, garantem o sorriso saudável. Já as crianças privadas desses ensinamentos podem sofrer com problemas ainda na infância ou ao chegar à fase adulta.

Cuidados com a higiene oral desde cedo previnem consequências mais sérias no futuro. A criança acaba se habituando com as rotinas saudáveis e transfere para si mesma a responsabilidade pela sua condução. Sim, dá mais trabalho, mas, por outro lado, pode evitar muito sofrimento.

 

Veja também:

8 dicas para você cuidar da saúde bucal de bebês

3 dicas para criar bons hábitos de saúde bucal para crianças

Como acabar com afta na boca?

5 dicas que ajudam a levar as crianças ao dentista com mais facilidade

 

De acordo com o portal do Conselho Federal de Odontologia, o hábito de cuidar da boca “deve ser adquirido desde cedo e se tornar uma rotina saudável, assim como outros, por exemplo: o de tomar banho”.

Bons hábitos que garantem um sorriso saudável

Visitas periódicas ao dentista

sorriso saudável

O bebê, logo após apontar os primeiros dentinhos, já deve começar a ser levado ao dentista regularmente. Um profissional será capaz de identificar anormalidades de forma precoce e corrigi-las, além de realizar procedimentos de prevenção de cáries. Por isso, é recomendável dar preferência aos especialistas em crianças, os odontopediatras.

A frequência nas consultas também ajuda a desenvolver na criança uma atitude de naturalidade e confiança. Para os pais, são momentos de orientação sobre a melhor forma de praticar a higiene oral, de acordo com a idade do filhote.

O ensino pelo exemplo

A melhor forma de mostrar aos filhos a importância de cuidar dos dentes é cuidando. Quando a criança acompanha a rotina dos pais, ela observa tudo para comparar e imitar. Aos poucos, percebe o que é importante, e o que não é, para os seus pais, e incorpora aqueles hábitos que eles valorizam.

Os vilões do sorriso saudável

Sim, os doces, especialmente em excesso, são os inimigos mais temidos dos dentes. Controlar a ingestão de balas, pirulitos, bolachas e refrigerantes, é uma boa pedida. Incentivar o consumo de frutas e sucos e promover uma conscientização sobre dieta saudável, explicando e orientando, é ainda melhor.

De qualquer forma, tanto para a saúde bucal quanto para a saúde integral, uma boa alimentação é fundamental. Quanto antes as crianças começarem a receber informações dessa natureza, maiores as chances de se desenvolverem fortes e saudáveis. Os hábitos adquiridos na infância tendem a permanecer por muito tempo.

A grande aliada do sorriso saudável

Sem dúvida, trata-se da prevenção, que possui três lados igualmente importantes: a higienização, o acompanhamento odontológico e a alimentação. A higiene bucal deve ser feita sempre após as refeições e antes de dormir, no mínimo 3 vezes ao dia.

O fio dental deve ser introduzido assim que a criança consiga manusear sem se ferir. Todos esses cuidados devem ser mantidos ao longo da vida. Da mesma forma, uma dieta equilibrada é fundamental para a manutenção da saúde e da qualidade de vida.

E, finalizando, as visitas ao dentista devem acontecer de seis em seis meses ou, pelo menos, anualmente, em todas as idades.

Benefícios de um sorriso saudável

Sorrir aumenta a expectativa de vida, ativa o sistema imunológico, rejuvenesce e gera uma sensação de bem estar. É um poderoso remédio para o corpo, a mente e o espírito. Ao sorrir, nos sentimos melhor e contagiamos todos ao nosso redor. Portanto, cuidar do nosso sorriso é um gesto de amor por nós mesmos.

Quando cuidamos da saúde bucal das crianças também demonstramos amor e responsabilidade. Porque não basta sorrir. Apesar de este ser sempre um gesto amigável, quando nosso sorriso é saudável e bonito nossa autoestima se eleva.  E, o que é melhor, é indicador de uma boca bem cuidada e livre de doenças bucais.

Doenças que podem ser evitadas com a prevenção

Uma das doenças bucais mais comuns é a cárie, que pode acontecer, inclusive, nos dentinhos de leite. Além dela, a gengivite, a periodontite e o mau hálito podem ser prevenidos com cuidados adequados. Porém, a má higiene bucal pode também ser responsável por doenças mais graves, como o câncer bucal, e chegar a atingir outros órgãos do nosso corpo.

Portanto, a recomendação é: prevenção e cuidados, que devem começar logo nos primeiros meses de vida. Para manter um sorriso saudável por toda a vida, as crianças precisam da dedicação e do empenho dos pais. Afinal, um sorriso saudável começa na infância.

Acompanhe mais artigos sobre saúde bucal no blog da Uniodonto Uberlândia.

 

Leave a Reply