Urgência odontológica: a clínica 24 horas

De acordo com a Revista Brasileira de Odontologia, “entende-se por urgência odontológica, o atendimento cujas medidas imediatas visam aliviar os sintomas dolorosos, infecciosos ou estéticos da cavidade bucal”. Trata-se, então, de uma situação grave, que pede solução imediata, embora não represente um risco à vida. Felizmente, a população tem cada vez mais se conscientizado sobre as medidas de prevenção e profilaxia odontológicas. Porém, ainda ocorrem muitas situações de urgência devido à falta de cuidados adequados com as estruturas dentárias. Doenças avançadas, que afetam a polpa dos dentes, causando dores insuportáveis, são os casos mais comuns. Mas os acidentes e traumas também podem ser motivos de uma urgência odontológica.

Por que a alimentação moderna é uma forte aliada dos convênios odontológicos?

Saúde bucal depois dos 40 anos: como lidar?

Como manter dentes saudáveis com a rotina estressante do Século XXI

Saúde bucal da família: além da escovação

Quando há o perigo de perda dos dentes, sangramento ou dores agudas desconcertantes, uma providência imediata deve ser tomada. Nesses momentos, o melhor é recorrer às clínicas 24 horas de atendimento de emergência e urgência odontológica.

Situações que caracterizam uma urgência odontológica

Casos de sofrimento ou desconforto originado na cavidade oral, atingindo dentes, gengivas, língua, bochechas ou ossos, não previstos, são urgentes. Veja a seguir algumas situações que demandam uma corrida contra o tempo em busca de solução:

Trauma ou mordidas em qualquer região da boca: lábios, língua ou bochechas;

Fraturas ou perda dos dentes;

Dores de dentes intensas;

Dores nas gengivas;

Abcessos dentários;

Descolamento ou quebras de coroas ou próteses;

Objetos engastados entre os dentes.

Como agir em momentos de urgência odontológica?

Em todas as situações, enxágue a boca com água morna. Faça compressas frias no rosto, do lado externo do local onde está a dor ou o inchaço. Se houver algum objeto preso entre os dentes, tente remover utilizando apenas o fio dental, de forma suave. Não utilize instrumentos cortantes ou pontiagudos.

Se houver sangramento, aplique uma pressão direta sobre o foco com um pano limpo. Não utilize compressas, sejam quentes ou frias, diretamente nos dentes ou na gengiva. De maneira alguma aplique qualquer medicamento ou pomada no local sem uma assistência profissional, e evite os tratamentos caseiros.

Quando há quebra ou queda de algum dente, não esfregue a região da raiz, apenas limpe a peça com água morna. Se se tratar de um dente permanente, tente encaixá-lo no local novamente. Porém, para dentes de leite, este procedimento é totalmente desaconselhado, pois pode danificar o dente permanente que está se formando.

O dentinho de leite deve ser armazenado em um frasco com leite, soro fisiológico ou saliva da criança e deve ser apresentado ao dentista. Em qualquer dos dois casos, procure um atendimento odontológico imediatamente. Ao profissional caberá avaliar a situação e decidir o melhor caminho para a solução do problema.

Como funciona um atendimento de urgência odontológica?

Em primeiro lugar, o dentista vai examinar o local, verificar as lesões e avaliar o grau de gravidade. Pode haver a necessidade de realização de exames de raios-x. Em seguida, são tomadas as providências práticas, que podem envolver vários procedimentos.

Retirada de objetos, sutura de cortes, controle de sangramentos e drenagem de infecções são feitas imediatamente. Já extração ou reimplante dentário, recolocação ou substituição de coroas, podem requerer uma ação provisória, na impossibilidade de solução definitiva.

Onde encontrar atendimento de urgência odontológica?

O atendimento de urgência deve ser realizado em um local de pronto socorro odontológico. Se o incidente ocorreu durante o dia, em horário comercial, o cenário é menos complicado. Porém, caso ocorra durante a noite, deve haver a possibilidade de atendimento 24 horas.

A Uniodonto Uberlândia possui, desde 2012, uma clínica de urgência 24 horas, que funciona inclusive nos finais de semana e feriados. Conveniados e não conveniados encontram na clínica um atendimento diferenciado, que preza pela segurança e qualidade profissional.

Dessa forma, todas as pessoas que precisam de atendimento podem contar com todos os benefícios de nossa estrutura, em qualquer horário. Este é mais um diferencial da Uniodonto Uberlândia, líder na diversidade de planos odontológicos e campeã em agilidade.

Afinal, somos uma empresa que zela pelo bem estar de todos que nos confiam seu sorriso. Venha para a Uniodonto Uberlândia! Em cinco segundos você faz uma cotação e ainda utiliza o site para contratar on line o melhor plano odontológico para você e sua família.

Clínica 24 Horas