Já acordou com dores nos dentes, mandíbula e cabeça? Caso esteja sentido esses sintomas com frequência, é possível que você sofra de bruxismo.  Ele ocorre quando você começa a ranger os dentes, geralmente durante o sono ou de modo inconsciente durante o dia.

O bruxismo está associado a alguma perturbação que aflige o paciente, seja estresse, raiva ou ansiedade que o leva a descarregar a frustração no momento de inconsciência. Outro fator que predispõe à doença é ter uma mordida em que os dentes não se ajustam. Por isso, os tratamentos para a condição são paliativos, sendo que a verdadeira causa deve ser investigada por um ortodontista geral.

Entenda mais sobre bruxismo e como tratá-lo a seguir.

Como identificar se tenho bruxismo?

A doença se manifesta de diversas formas e é preciso ficar atento para identificá-las. Os sintomas visíveis são mais fáceis de perceber sozinho, mas outras, como o ranger dos dentes, são mais complicadas. Peça para familiares, colegas de quarto ou companheiros te ajudar nesta investigação.

Os sintomas mais comuns são:

• Ranger os dentes;
  • Dor de cabeça;
  • Músculos da mandíbula doloridos;
  • Articulação temporomandibular estala quando mexe;
  • Dentes danificados (gastos), restaurações dentárias quebradas e gengiva ferida;

Muitos desses sintomas são possíveis de serem identificados por você mas procurar um profissional dentista para fazer o diagnóstico correto é imprescindível para que as medidas terapêuticas corretas possam ser tomadas.

Quais as formas de tratamento?

O bruxismo ocorre, principalmente, como consequência de estresse e frustrações. Por isso, a melhor forma de se curar é descobrindo os motivos que o deixam nervoso e resolvê-los. Fazer atividades que relaxam, começar terapia ou atividades físicas para liberar a energia auxiliam para acabar ou diminuir os episódios de bruxismo. Também é indicado evitar substâncias estimulantes, como tabaco e cafeína.

Seu dentista pode indicar tratamento com placa noturna, um dispositivo de acrílico ou silicone feito sob medida, que impede de ranger os dentes. Quando a causa é mordida desigual, o trabalho ortodôntico para realinhamento também pode ser feito.

Procure nossa equipe para fazer um diagnóstico correto de bruxismo e continue em nosso blog para mais informações sobre saúde bucal.