Como manter dentes saudáveis com a rotina estressante do século XXI?
O estresse é a reação do nosso corpo para situações de pressão extrema. De fato, é uma resposta hormonal, com componente psicológico. Ele libera substâncias, como os hormônios hidrocortisona e cortisol, responsáveis pela regulação do sistema imune. Em condições estressantes, há a produção de altos níveis de adrenalina e, também, o desencadeamento de processos inflamatórios. Os efeitos na saúde bucal vão desde o bruxismo e aftas, até a formação de cáries e o aparecimento da periodontite. Além disso, a vida moderna, mais do que carregar consigo os perigos da rotina estressante, ainda reduz o tempo e a disposição para os cuidados bucais. Sendo assim, como manter dentes saudáveis?
Segundo o site da Biblioteca Virtual em Saúde, o estresse é a “reação natural do organismo que ocorre quando vivenciamos situações de perigo ou ameaça. Esse mecanismo nos coloca em estado de alerta ou alarme, provocando alterações físicas e emocionais”.
Veja também:
Síndrome do super-homem: por que os homens precisam cuidar da saúde bucal?
Qual o tempo de vida útil de um dente?
Ciência do sorriso: por que sorrir é um santo remédio?
Saúde mental e saúde bucal: qual a relação entre elas?
Os transtornos atuais e os maus hábitos
Inegavelmente, o ritmo alucinante do século XXI tem provocado doenças como ansiedade e depressão, alterando o equilíbrio humano, mental e psicológico. Esses transtornos afetam o estado de normalidade de funcionamento do organismo e estimulam a aquisição de maus hábitos.
A alimentação inadequada, o consumo de álcool, o tabagismo e a negligência corporal tendem a ser incorporados no cotidiano. Com isso, vários problemas de saúde são acarretados, incluindo os bucais. Um grande número de pessoas, atualmente, rangem os dentes e têm distúrbios na articulação temporomandibular (ATM).
Como manter dentes saudáveis com o estilo de vida moderno
Principalmente os moradores de grandes cidades podem não conseguir imaginar como alterar o seu estilo de vida. No entanto, não são necessárias mudanças radicais. Aliás, elas são estressantes e costumam não se sustentar ao longo do tempo. Pequenas mudanças podem trazer grandes efeitos.
Um primeiro passo é a relação consigo mesmo, que pode começar logo pela manhã com um sorriso. Alguns poucos minutinhos à frente do espelho, fazendo as pazes com aquele ser maravilhoso refletido ali. Ele merece ser saudado, ser amado, e receber muitos sorrisos. Comece um belo dia assim!
Noites de sono reparadoras
De antemão, sabemos que nem sempre é possível dormir a quantidade de horas recomendadas e necessárias. Porém, a qualidade do sono pode ser melhorada com algumas ações eficazes:
- Desligue o celular e todos os equipamentos eletrônicos do quarto;
- Apague todas as luzes, durma no escuro;
- Estabeleça a hora de dormir como a hora do banho e tome uma ducha morna;
- Beba um chá relaxante;
- Faça uma higiene bucal completa;
- Force uma pequena pausa na agitação e eleve o pensamento, com gratidão, por alguns minutos;
- Feche os olhos e durma um sono tranquilo.
A alimentação como aliada
Pense no quanto a natureza é abundante e em como manter os dentes saudáveis com alimentos adequados:
- Abandone definitivamente o cigarro;
- Não abuse do álcool;
- Ao “beliscar” prefira frutas ou chicletes sem açúcar;
- Evite substituir as refeições por lanches;
- Carregue sempre o kit de higiene bucal e use-o depois de se alimentar.
Ocasiões de movimento e prazer
Tempo para atividades físicas regulares costuma ser inexistente, então adote medidas paliativas:
- Ande sempre que puder, mesmo que seja pouco;
- Brinque com as crianças e animais domésticos;
- Cultive seus vínculos sociais;
- Tome alguns minutos de sol todos os dias;
- Procure alguma atividade ou hobby que goste e faça.
A saúde é o bem mais precioso
Cuidar da saúde é fundamental para prevenir problemas que geram ainda mais estresse. Os checkups e consultas odontológicas devem se tornar uma obrigação anual. Pense em contratar planos de saúde e dentários, de maneira que passem a constar no orçamento familiar. É uma valiosa dica para criar um compromisso com a saúde. E, por fim, evite a automedicação.
O estresse, a ansiedade e as pressões da vida podem provocar o aparecimento de doenças graves que poderiam ser evitadas. A saúde bucal também se ressente, abrindo as portas para o surgimento de enfermidades que levam a dores e perda dos dentes.
Por isso, a resposta para a questão de como manter dentes saudáveis mesmo com uma rotina estressante tem dois aspectos. O primeiro é encontrar os pontos de estresse e tentar combatê-los. O segundo é manter bons hábitos de higiene bucal e métodos de prevenção, buscando o dentista antes que os problemas se estabeleçam.
Visite o site da Uniodonto Uberlândia e saiba como contratar os melhores planos odontológicos para você e sua família.
Comentários