A cena não é estranha: filhos brincando e correndo quando um cai no chão e chora. Se levar a mão à boca . Neste momento, a criança pode ter sofrido um traumatismo dentário, ou seja, ocorreu a quebra do mesmo. A situação também ocorre com adultos, geralmente ao morder alimentos duros ou durante prática de esportes de contato. 

Você sabe o que fazer quando acontece um traumatismo dentário? Lembre-se de respirar fundo, manter a calma e conferir as dicas a seguir!

 

Como ocorre o traumatismo dentário?

O traumatismo dentário pode acontecer de duas formas: por fratura ou por avulsão.  A fratura é quando a coroa quebra parcialmente. A avulsão ocorre quando há a expulsão do dente do seu local ósseo (gengiva), juntamente com a raiz.

Os casos de fratura são comuns para os praticantes de esporte de contato, como lutas e jogos com bola, em que o esportista está suscetível levar pancadas na boca podendo levar à quebra. O uso do protetor bucal é aconselhados a estes amantes de atividade física para proteger a boca de impactos. Outro motivo para fratura são acidentes domésticos (tropeços, escorregões) e no trânsito.  

Pessoas que possuem os dentes incisivos (frontais) para frente tem mais chances de sofrer lesões dentárias em impactos devido à disposição dos dentes. Outro fator de risco é a ocorrência de doenças periodontais, que afetam a gengiva e ossos que sustentam os dentes. Por isso, é essencial consultar um dentista regularmente e manter a saúde bucal em dia!

 

Você pode se interessar também:

Como é uma consulta odontopediátrica?

Conheça as principais especialidades em Odontologia

15 males que podem ser evitados com consultas regulares ao dentista

Como funciona a perícia em plano odontológico?

Primeiros socorros

Tente sempre manter a calma para tomar as providências corretas. Verificando a ocorrência de sangramento, a primeira medida deve ser estancá-lo com gaze, pressionando sem aplicar força para não machucar mais o local. Guarde o dente quebrado ou avulsionado em um recipiente com soro fisiológico ou leite para mantê-lo hidratado e aumentar as chances de realocá-lo com a ajuda de um profissional. 

A rapidez no atendimento de trauma dentário é essencial para que o tratamento seja eficaz. Leve o paciente a um dentista o mais rápido possível e informe o profissional sobre o incidente.

A Uniodonto Uberlândia possui uma clínica 24 horas especializada em atender casos de urgência e emergência.

Continue em nosso blog para saber mais sobre saúde bucal!

 

Leave a Reply