Antes ou depois da escovação: como usar fio dental corretamente
As pessoas sempre perguntam: como usar fio dental corretamente, antes ou depois da escovação? E não há segredo: tanto faz. O importante é usar, seja antes ou depois. Alguns profissionais indicam utilizar antes, mas o objetivo é que o fio não seja esquecido, caso fique para o final. Entretanto, um outro motivo seria a possibilidade de que os resíduos liberados pelo fio dental possam ser eliminados pela escova. Mas o fato é que fio dental e escova são igualmente responsáveis pela limpeza completa dos dentes. A escova limpa as partes expostas do dente e o fio se encarrega de higienizar no encontro entre eles. Apesar de ser um processo mais detalhado e maçante, é absolutamente necessário para a manutenção da saúde bucal.
Saiba também:
O que faz um higienista dental?
A importância do Raio-X dentário
5 dicas sustentáveis para desperdício zero com saúde bucal
Seu plano dentário: você está coberto?
O fio dental limpa os espaços onde não conseguimos enxergar e a escova não alcança, removendo os resíduos e a placa bacteriana. Se a placa não é eliminada, ela pode expandir e provocar cáries, doenças gengivais e manchas nos dentes.
Qual a importância do fio dental?
Dentre as orientações para os conteúdos que as ações educativas coletivas devem abordar, o Caderno de Atenção Básica Saúde Bucal, do Ministério da Saúde, ressalta “(2) a importância do autocuidado, da higiene bucal, da escovação com dentifrício fluoretado e o uso do fio dental”.
Uma higienização completa da boca envolve os dentes e também as partes macias, como a língua e a gengiva. Grande parte dessa estrutura pode ser acessada pela escova dental. Mas existem locais onde a escova não entra, e é aí que as bactérias vão se esconder para proliferar.
Desta forma, podem acontecer diversos problemas bucais, como, por exemplo:
- Cáries entre os dentes;
- Sangramentos;
- Inflamações na gengiva;
- Mau hálito;
- Doenças periodontais.
As doenças periodontais são quadros já avançados de infecção. Portanto, a limpeza nesses casos é ainda mais importante.
Como usar fio dental corretamente
Para uma limpeza eficiente, o fio dental deve ser passado na linha da gengiva e nas áreas entre todos os dentes. Esse procedimento deve ser feito pelo menos uma vez ao dia.
Siga estas dicas de como usar fio dental corretamente:
- Corte um pedaço de mais ou menos 40 centímetros do fio e enrole no dedo médio de cada mão, deixando 10 centímetros de distância entre os dedos.
- Deslize o fio dental para cima e para baixo, firmando com o polegar e o indicador dos dois lados. Repita o processo para todos os dentes, sem exceção. A cada dente, um novo pedaço do fio deve ser desenrolado.
- Leve o fio até a base de cada dente e passe cuidadosamente na junção entre o dente e a gengiva. Essa etapa deve ser feita delicadamente para que a gengiva não se machuque.
- Retire o fio fazendo movimentos de trás para frente, para liberar os resíduos que porventura estejam presos entre os dentes.
A região entre a base do dente e a gengiva tem uma importância fundamental para a eliminação da placa. Para garantir uma limpeza profunda, faça um movimento circular com o fio dental, formando um U, contornando o sulco gengival. Lembre-se que essa área é sensível e a pressão deve ser suave.
Na realidade, não deve ser empregada nenhuma força ao se utilizar o fio dental, pois pode causar ferimentos e sangramentos. Caso haja alguma dificuldade para passar o fio entre os dentes, este deve ser deslizado pela parede de um dos dentes, facilitando a entrada.
Dentes cujo ponto de contato esteja totalmente bloqueado, devem ser verificados por um profissional, pois pode haver acúmulo de tártaro. O espaço pode também estar interrompido por uma restauração inadequada.
Cuidados para uma higiene bucal perfeita
Fio dental
Realize o procedimento com o fio dental como indicado nas dicas, diariamente. Certifique-se de estar de frente para um espelho, para acompanhar melhor todas as etapas necessárias.
Escovação
Escolha escovas de cerdas macias para proteger a gengiva. Escove todos os dentes durante 2 minutos, 3 vezes ao dia, suavemente. Além disso, escove gengivas, bochechas e língua.
Enxaguante bucal
Converse com o seu dentista sobre a conveniência ou não de utilizar um enxaguante bucal. Se for o caso, escolha um produto que não contenha álcool, pois pode provocar o ressecamento da boca.
Gostou das nossas dicas de como usar fio dental corretamente?
Acompanhe o Blog da Uniodonto Uberlândia e veja como escolher os melhores produtos para uma limpeza bucal completa e eficiente.
Comentários