Instrumentos odontológicos: conheça os principais

Instrumentos odontológicos

O motorzinho assusta você? Pois saiba que pode ficar pior. Estes instrumentos odontológicos são chamados de brocas. Sim, brocas, como as das furadeiras. E têm a mesma finalidade: cavar o local cariado, limpando o dente. Além disso, contam com a ajuda dos escavadores, aquelas espátulas de pontas curvas e finas. Estes instrumentos odontológicos são usados pelos dentistas para tratar as cáries. Portanto, só há uma maneira de fugir deles: evitando a ocorrência delas.

Plano odontológico Uniodonto: o seu presente de amor!

Seja como for, os instrumentos odontológicos são nossos companheiros desde a dentição de leite. Mas quem são eles? É claro que não precisamos conhecer todos, porém achamos interessante fazer uma relação dos principais. Logo, seguem os instrumentos odontológicos mais comuns e suas funções. Dê uma conferida e, então, faça bonito na sua próxima consulta!

O conjunto odontológico é a base para os instrumentos odontológicos

Instrumentos odontológicosAntes de listar os instrumentos odontológicos, temos que falar sobre o equipamento básico dos consultórios. Normalmente chamamos de cadeira do dentista, mas é bem mais do que isso. O conjunto odontológico possui os seguintes acessórios:

Cadeira

Certamente, é a melhor parte, quando chegamos e nos sentamos, conversando com o dentista. Com efeito, a cadeira deve ser confortável e anatômica. Além disso, deve ter um estofamento sem costuras, a fim de facilitar a limpeza.

Pedal de comando

Aqui, já perdemos nosso poder e ficamos à mercê do profissional. É com o pedal que ele ajusta a inclinação e altura da cadeira. O pedal também controla a rotação dos instrumentos.

Mesa do equipo

A mesa do equipo é o suporte para as peças de mão. Nela há, portanto, diversos encaixes, como para seringa, mangueiras e bandeja.

Suctora

Esta unidade possui cuba acoplada e sugador. Não apenas serve para as aplicações odontológicas, mas também para fazer exercício abdominal. Afinal, é um processo de senta-recosta, repetido quantas vezes forem necessárias.

Refletor

É aquela luz enorme que o dentista direciona para avaliar melhor nossa cavidade bucal. É bem potente, visto que possui lâmpadas LED ou halógenas.

Mocho

O mocho é, de fato, a cadeira do dentista. Além da regulagem de altura, deve ser bem ergonômico, para que permita um bom posicionamento do profissional.

Do mesmo modo que os componentes do conjunto odontológico, são indispensáveis em um consultório:

Autoclave – aparelho para esterilizar os instrumentos odontológicos. Sem dúvida, é um dos mais importantes nesse momento de pandemia.

Veja como ser um paciente odontológico no pós-pandemia

Compressor – fornece ar comprimido para outros aparelhos, como, por exemplo, o sugador e o jato de profilaxia.

Instrumentos odontológicos mais usados pelo dentista

Instrumentos odontológicos

Alguns instrumentos odontológicos são, de fato, indispensáveis em um consultório. Podemos citar os principais:

Bandeja

A bandeja tem dupla função. Em primeiro lugar, serve como recipiente para os instrumentos dentários que serão utilizados. Em segundo, facilita o manuseio dos aparatos. Tanto a bandeja quanto os instrumentos odontológicos são desinfetados depois do atendimento.

Espelho clínico

O espelho pode ser plano ou côncavo. Acima de tudo, permite que o dentista veja as partes traseiras dos dentes. Por outro lado, projeta uma imagem maior, possibilitando que ele enxergue todos os detalhes.

Escavador

O escavador tem a finalidade de avaliar a condição do dente, nos casos de cárie.

Sonda exploratória

Do mesmo modo que o escavador, a sonda exploratória identifica falhas na estrutura dental.

Esculpidor Hollemback

O Hollemback é utilizado para esculpir materiais pastosos na cavidade dentária, como, por exemplo, resina e curativos.

Seringa Carpule

Própria para aplicação de anestesias durante intervenções cirúrgicas, ou seja, é a responsável por aquela “picadinha”.

Placa de vidro

É, com efeito, onde o dentista pode manipular materiais de origem pastosa.

Instrumentos odontológicos para isolamento absoluto

Compreendem materiais tais como: arco, alicate Ainsworth, lençol de borracha, pinça porta-grampo e grampo de isolamento.

Moldeiras

Instrumentos odontológicos com a finalidade de realizar a moldagem do dente.

Sugador

Absorve o excesso de saliva e de soluções usadas pelo profissional, como, por exemplo, jato de bicarbonato de sódio.

Fórceps

De todos, o alicate cirúrgico é o mais temido, visto que é usado para extrair os dentes do paciente.

Brocas

O motorzinho serve para a remoção de material cariado, assim como na preparação de cavidades dentais.

Demais instrumentos odontológicos

Além dos já citados, os dentistas ainda utilizam limas, lixas, pinças, espátulas e cubas, em diversos tamanhos. Bem como instrumentos odontológicos para cirurgia, ou seja, bisturis e tesouras clínicas.

Conheça os 3 tipos de cirurgia gengival mais comuns

Em síntese, estes são alguns dos instrumentos odontológicos mais utilizados nos tratamentos dentários. É provável que a maioria de nós já utilizou grande parte deles.

Mas, para finalizar, um sábio conselho: fuja das brocas! Cuide de sua higiene bucal, faça limpezas semestrais no consultório e evite as cáries! Esse é o único caminho para não ter que escutar o barulho do motorzinho nunca mais.

E, para completar, lembre-se que um plano odontológico é a forma mais barata e eficaz de promover a saúde bucal. Afinal, visitar o dentista duas vezes por ano pode ficar bem caro, sem um convênio.

Acesse o site da Uniodonto Uberlândia, escolha o seu plano e contrate online!

Leave a Reply