O que você sabe sobre limpeza dentária feita no consultório?

limpeza dentária feita no consultórioA limpeza dentária feita no consultório é um procedimento clínico de remoção da placa bacteriana e do tártaro dos dentes. Também conhecida como profilaxia, é indicada para pacientes de todas as idades, periodicamente. E é recomendada mesmo para pessoas que cuidam da higiene dental com cuidado e seguindo as recomendações. Com instrumentos e produtos especiais, a limpeza profissional elimina o que não conseguimos com a escova e o fio dental. Além de favorecer o diagnóstico precoce de problemas na cavidade bucal, mantém os dentes limpos, evitando o surgimento de cáries. Ainda com mais propriedade, é indispensável em situações de acúmulo da placa, causado por negligência nos cuidados bucais.

Por isso, a recomendação é de que a profilaxia seja feita duas vezes ao ano, ou, no mínimo, anualmente. Mas como é feita uma limpeza profissional? Quais são os procedimentos adotados pelo dentista? O texto a seguir mostra alguns aspectos e curiosidades sobre a limpeza dentária feita no consultório, que você pode não conhecer.

Por que a alimentação moderna é uma forte aliada dos convênios odontológicos?

Saúde bucal depois dos 40 anos: como lidar?

Saúde bucal da família: além da escovação

A importância do raio-x dentário

Quais são os tipos de limpeza dentária feita no consultório?

O dentista irá utilizar algumas técnicas, de acordo com a necessidade do paciente e a situação da boca. Nos casos em que a raiz do dente foi atingida, uma raspagem periodontal, bem mais profunda, é necessária. Já a profilaxia simples, para limpeza e prevenção, pode utilizar os seguintes procedimentos:

Tartarectomia

Com instrumentos como curetas ou ultrassom, o profissional remove todo o tártaro e a placa bacteriana acumuladas. É o primeiro passo da limpeza profilática.

Jato de bicarbonato de sódio

A combinação de água pressurizada e bicarbonato de sódio permite uma lavagem profunda em toda a cavidade oral.

Escovação profissional

É feita com uma escova elétrica especial e um creme dental profissional, encerrando a limpeza.

Aplicação de flúor

A aplicação do flúor visa remineralizar os dentes, fortalecendo e protegendo contra os ataques bacterianos.

Quanto tempo dura uma sessão de profilaxia?

A duração de um atendimento para limpeza depende da saúde bucal do paciente e da periodicidade. Ou seja, quanto mais tempo entre as sessões, maior o trabalho, porém normalmente dura em torno de uma hora ou menos.

A limpeza dentária feita no consultório é dolorosa?

Quando o paciente possui grande sensibilidade dentária ou sua gengiva está inflamada, pode haver algum desconforto. Inclusive, a própria profilaxia já ajuda a eliminar problemas bucais existentes. Mas, em casos de dor, a anestesia pode ser utilizada nas áreas mais sensíveis.

Crianças podem fazer limpeza com o dentista?

Sim, as crianças devem receber a limpeza dentária feita no consultório, mesmo antes do aparecimento dos dentinhos. Contudo, ela será adaptada para cada idade. A preferência por doces é comum nas crianças e prejudicial aos dentes. Então, as visitas ao dentista são fundamentais para acompanhar o desenvolvimento dos dentes e manter a saúde bucal dos pequenos.

Existe alguma restrição para a realização de uma limpeza profissional?

A limpeza dentária feita no consultório é segura e não tem contraindicações. Entretanto, pessoas com histórico de endocardite bacteriana podem necessitar de prescrição antibiótica, para evitar disseminação de bactérias na corrente sanguínea. O uso de marca-passo também é uma situação especial, que requer a opção por uma raspagem manual. Com a utilização de ultrassom há o risco de despolarização do dispositivo.

Por que a limpeza dentária feita no consultório é tão importante?

Primeiro porque, durante a consulta, diversos procedimentos preventivos podem ser realizados, além da limpeza. O dentista avalia toda a estrutura dentária, incluindo partes moles, e pode detectar precocemente sinais de alarme para doenças bucais.

Além disso, a profilaxia dental é muito mais profunda e eficiente do que a higienização feita em casa. As ferramentas e técnicas conseguem um alcance bem maior do que a escova e o fio dental. De fato, por todos esses motivos, recomenda-se pelo menos duas visitas por ano ao consultório do dentista.

Para garantir mais tranquilidade, tenha um bom plano odontológico. Acesse o site da Uniodonto Uberlândia e escolha a melhor opção para você e sua família.

One Comment