Odontoestética: realçando a beleza do sorriso

 

Não se engane. A odontoestética não é um ramo da odontologia que se preocupa apenas com a estética. Na verdade, os tratamentos estéticos vão muito além de corrigir falhas na aparência. A mastigação, a respiração e a saúde bucal estão diretamente relacionadas a um bom posicionamento das arcadas e dos elementos dentários. De fato, a dentística é a melhor escolha para quem quer segurança em suas interações, através de um bonito sorriso. Além disso, os tratamentos estéticos incentivam o paciente a adotar um novo estilo de vida. Melhores hábitos de alimentação e de higiene bucal trazem mais saúde e disposição, renovando a rotina diária.

 

Veja também:

Saúde bucal em tempos de coronavírus

Máscaras podem prejudicar nossa saúde bucal?

Paciente odontológico no pós-pandemia

Tratamentos odontológicos infantis foram afetados pela pandemia

 

 

Para quem é a odontoestética?

Todas as pessoas podem se beneficiar, de uma forma ou de outra, com os tratamentos estéticos. Afinal, um rosto harmônico não prejudica ninguém. Aliás, traz muitas vantagens, tanto nos relacionamentos pessoais quanto nos profissionais.

Porém, a odontologia estética é especialmente benéfica para quem possui problemas de oclusão dentária. Nesses casos, o paciente terá melhorias em vários aspectos, que se refletem na saúde geral.

Dentes manchados, escuros, desgastados, trincados ou quebrados também são claras indicações de vantagens através dos tratamentos estéticos. Existem inúmeras opções de procedimentos que se adequam às mais diferentes necessidades.

Odontoestética e autoestima

Nem todos nascem com uma dentição perfeita. Algumas pessoas podem apresentar imperfeições que interferem na estética facial, prejudicando a aparência e a naturalidade na expressão do sorriso. Ou seja, existem problemas bucais que chegam a interferir na confiança pessoal.

Quando imaginamos uma pessoa feliz, evocamos a imagem de um rosto iluminado e um belo sorriso. Dessa maneira, há uma clara relação entre a noção de felicidade e um padrão harmônico de estética dental.

Qualquer coisa que impeça a construção dessa imagem pode prejudicar a forma como nos vemos e nos expressamos. A partir daí, podem haver situações de recolhimento e autoproteção, geradas por uma imagem imperfeita fazemos de nós mesmos.

Isso significa que esse quadro está abalando nossa autoestima e, por sua vez, afetando nossos relacionamentos. Podemos afirmar, portanto, que, em muitos casos, a odontoestética proporciona um saudável impacto positivo na vida das pessoas.

Tratamentos estéticos mais comuns

As técnicas disponíveis atualmente possibilitam vários tipos de tratamentos, de acordo com as expectativas e necessidades do paciente. Esses procedimentos vão desde mudanças de cor e formato dos dentes até sua substituição permanente, em caso de perda.

Clareamento dental

O clareamento dental é um dos procedimentos estéticos mais procurados, pelos bons resultados que produz. É simples, rápido, não invasivo e torna o sorriso mais bonito e brilhante.

Alongamento dentário

Através de lâminas de cerâmica, pode-se conseguir um padrão natural de alinhamento dentário. É um tratamento para quem possui dentes de tamanho diferentes, ou que deseja corrigir cor ou formato.

Encurtamento ou alongamento de gengiva

A gengiva aparente ou a falta de gengiva podem ser corrigidas pela odontoestética. É um procedimento que consiste em uma plástica gengival redesenhando a linha da gengiva, com remoção ou enxerto de tecido. Os resultados costumam ser surpreendentes.

Dentes tortos ou mal posicionados

A má oclusão dentária pode trazer consequências nocivas em vários aspectos, dependendo do grau de intensidade do problema. É, dessa forma, um caso de necessidade especial de tratamento, que consiste na colocação de aparelhos de correção.

Podem ser necessários alguns procedimentos mais específicos, como expansores para alargamento do sorriso e abertura de espaço para os dentes. Ou, ainda, cirurgias para correção de falhas na estrutura óssea do rosto, como, por exemplo, na ausência de queixo.

Implantes e próteses

São procedimentos para repor a perda de dentes e dependem da saúde da gengiva e do osso de sustentação. Essas soluções estão cada vez mais efetivas, acessíveis e menos demoradas, trazendo ótimos resultados.

Vinícius de Moraes já dizia que beleza é fundamental!

Mas ele estava enganado. Fundamental é a boa imagem, que não depende de sorte nem de genética. É construída com cuidados e ações de amor próprio, e temperada com generosas pitadas de segurança e simpatia.

Contrate seu Plano Odontoestética no site da Uniodonto Uberlândia. Você vai se surpreender com todas as facilidades que oferecemos para tornar o seu sorriso ainda mais bonito! 

Leave a Reply