Para que serve o Isolamento Absoluto?

 

O Isolamento Absoluto ou dique de borracha é uma técnica que eleva ao máximo a eficácia de um tratamento odontológico. De fato, por possibilitar um ambiente livre de umidade, permite a mais alta qualidade do material restaurador. Além de retrair e proteger os tecidos moles da boca, permite melhor visibilidade do campo operatório. Mais do que isso, estabelece condições adequadas para a inserção e condensação dos materiais restauradores. Por fim, protege o paciente contra possíveis acidentes com a aspiração de corpos estranhos.

Seu dentista está de férias? Conheça a Clínica 24 Horas!

Para a utilização do Isolamento Absoluto, são necessários materiais, dispositivos e instrumentos específicos. Para começar, um lençol de borracha criado para este fim forma uma barreira ao redor do dente. Dessa maneira, impede que os líquidos bucais cheguem ao campo de trabalho.

Abra um sorriso novo para o novo ano!

Indicações do uso do Isolamento Absoluto

O Isolamento Absoluto deve ser utilizado sempre que houver a necessidade de isolar o dente a ser tratado. A técnica permite, assim, trabalhar com mais precisão e obter melhores resultados. Logo, as indicações para seu uso são inúmeras, como em:

Porém, são necessários alguns cuidados. Por exemplo, é preciso avaliar as questões técnicas locais. Além disso, é necessário investigar se o paciente possui alergia ao látex do lençol de borracha.

Vantagens do Isolamento Absoluto

Esta prática é importante não apenas pelos ótimos resultados, mas também por garantir mais segurança aos pacientes. Aliás, há procedimentos onde a coroa ou a remanescente dental precisa ser isolada da cavidade bucal e dos tecidos moles.

Odontoestética: realce a beleza do seu sorriso!

Em primeiro lugar, o Isolamento Absoluto impede que a saliva chegue ao campo a ser trabalhado. Ou seja, cria uma espécie de barreira intransponível ao redor do dente. Dessa forma, é possível mais sucesso no procedimento e uma melhor qualidade do material restaurador.

Por outro lado, o profissional garante a segurança dos pacientes, evitando acidentes.

Portanto, o Isolamento Absoluto permite:

  • Manter o campo operatório seco e limpo;
  • Garantir as condições de assepsia;
  • Evitar a contaminação bacteriana;
  • Facilitar as manobras operatórias;
  • Conseguir melhor visibilidade;
  • Fornecer proteção aos tecidos moles;
  • Impedir a difusão de medicamentos;
  • Evitar a deglutição ou aspiração de instrumentos pelo paciente.

Equipamentos necessários

Sem dúvida, a base do procedimento é a colocação do lençol ou dique de borracha. Existem, no mercado, diversas cores e variações de espessura deste material. Apesar disso, normalmente os dentistas preferem o lençol de borracha preto, que contrasta melhor e reflete menos luz.

Instrumentos odontológicos: conheça os principais.

Além do dique, há outros instrumentos e materiais importantes, como:

  • Perfurador de Ainsworth bem afiado, para fazer as perfurações na borracha;
  • Arco metálico de Young, para ajudar a prender o lençol;
  • Grampos com numerações diferentes, específicos para prender qualquer dente ao dique;
  • Pinça de Palmer, para levar o grampo até o dente;
  • Caneta para fazer marcações;
  • Fio dental para ajudar na fixação;
  • Vaselina à base de água para lubrificar os lençóis de borracha.

Manuseio do Isolamento Absoluto

Colocação

Antes de mais nada, o lençol é colocado na boca do paciente e marcado. Em seguida, o dentista perfura no lugar indicado, lubrificando os furos para maior aderência aos dentes.

Como encontrar o dentista mais perto de mim?

Logo depois, o profissional encaixa o equipamento sobre os dentes, manuseando os grampos com a pinça. O fio dental e uma espátula ajudam a melhorar o encaixe, empurrando o lençol para mais próximo da gengiva.

Remoção

A fim de remover o isolamento, o dentista retira os grampos dos dentes e corta o lençol de borracha. Com efeito, ele usa uma pequena tesoura para soltar o dique do arco metálico. Em seguida, o restante do equipamento é removido.

Tanto quanto zelar pelos dentes, é interessante conhecer as técnicas que os profissionais utilizam nos consultórios. Dessa maneira, podemos ter mais confiança e a certeza de que nossa segurança e nossa saúde bucal estão sendo bem cuidadas.

O Isolamento Absoluto é um recurso odontológico bastante eficiente, pois aumenta a segurança e a qualidade dos tratamentos. Embora às vezes seja um pouco desconfortável, os bons resultados compensam o sacrifício.

Saiba mais sobre o mundo da Odontologia no blog da Uniodonto Uberlândia. Conheça os melhores planos criados para você, sua família e sua empresa. Escolha o seu e contrate online!

 

Leave a Reply