Além da escovação: dicas para garantir a saúde bucal da família

saúde bucal da família

Existem inúmeros motivos para uma pessoa investir na saúde bucal da família. Em primeiro lugar, é sempre bom ter uma família bonita, com dentes brancos e sorrisos atraentes. E segundo, porém ainda mais importante, é saber que todos estão saudáveis e livres do desconforto das dores de dente. E, por último, e não menos relevante, é ter a certeza de que não existe risco de ter que arcar com despesas imprevistas devidas a problemas dentários. Além disso, uma boca saudável, com dentes e gengivas bem cuidados, é importante para uma boa alimentação. A mastigação eficiente depende de dentes bem alinhados e trabalhando de forma correta.

A página de saúde do Governo do Brasil relaciona as principais doenças causadas pela falta de cuidados bucais, como a cárie, a gengivite e a periodontite. E ainda alerta para a possibilidade de ocorrência de outras doenças no corpo, como a endocardite bacteriana, oriunda de bactérias que entram na corrente sanguínea e invadem a válvula cardíaca.

Afinal, a cavidade oral é a porta de entrada da alimentação, que é vida, mas também de várias doenças graves, que podem atingir o coração e os rins. Pois bem, existem boas dicas para garantir a saúde bucal da família e manter a integridade dos dentes até a velhice.

Odontogeriatria: cuidados especiais na saúde bucal de idosos

Como lidar com a saúde bucal de acordo com a faixa etária

8 dicas para você cuidar da saúde bucal de bebês

Checklist de cuidados com saúde bucal na gravidez

Dicas para garantir a saúde bucal da família

A dica mais importante é cuidar. Criar e manter hábitos que possam conduzir toda a família por um caminho de mais saúde.

saúde bucal da família

Começar pelas crianças

Os cuidados com a saúde bucal dos pequenos devem ser iniciadas já com o aparecimento dos primeiros dentinhos. De fato, os dentes de leite estão sujeitos às mesmas doenças que os permanentes. Com a inserção de rotinas de higiene desde cedo, mantém-se os dentinhos saudáveis e uma nova dentição forte.

Escovação

Escovar dentes e língua, pelo menos, 3 vezes ao dia é regra fundamental para garantir a saúde bucal da família. É importante escolher uma escova adequada e promover a troca dela a cada 3 meses. Além disso, uma atenção especial deve ser dada também à escolha do creme dental, que deve ter a quantidade de flúor indicada para cada idade.

Fio dental

O fio dental é tão importante quanto a escova e deve ser utilizado diariamente. Pois é ele que alcança os lugares mais difíceis, promovendo uma limpeza completa e evitando a formação de placa bacteriana.

Alimentação

Evitar açúcares e alimentos muito coloridos e dispensar os refrigerantes e o cigarro. Além de escurecer os dentes, facilitam a formação do tártaro e de cáries.

Intensificar os cuidados na terceira idade

Cuidar da saúde bucal na terceira idade resulta em uma boa aparência e na capacidade de realizar uma boa mastigação. Esses fatores favorecem a rotina alimentar, promovendo a manutenção da saúde e elevando a autoestima.

Visitar o dentista regularmente

A recomendação é de uma visita anual para adultos abaixo de 30 anos e de duas visitas anuais para crianças, adolescentes e adultos após esta idade. O dentista é responsável por avaliar o desenvolvimento dos dentes, fazer as limpezas necessárias e estar atento aos sinais de alerta para problemas bucais.

Dica para manter o equilíbrio financeiro ao cuidar da saúde bucal da família

Os gastos com a saúde bucal da família não devem desequilibrar a vida financeira. É importante investir de forma correta, evitando sobressaltos e descontrole no orçamento familiar. E, nesse caso, a melhor dica é:

Contratar um bom plano odontológico

A adesão a um plano odontológico ajuda no planejamento das despesas com tratamentos dentários e manutenção da saúde bucal da família. Além de proporcionarem segurança, evitam os gastos inesperados. Os planos familiares possibilitam a inclusão de diferentes tipos de dependentes, de acordo com o contrato. Pesquisar e avaliar as diversas opções e empresas é importante para fazer a melhor opção.

saúde bucal da famíliaPortanto, cuidar da saúde bucal da família envolve a conscientização de todos quanto às rotinas adequadas de higiene bucal, como escovação correta e utilização do fio dental. Pressupõe também uma atenção especial às crianças e integrantes da terceira idade, uma alimentação saudável e as consultas periódicas com o dentista.

Em suma, o ideal é sempre a prevenção. E prevenir significa prover um acompanhamento permanente e constante no cuidado com a saúde bucal da família. Destinar um valor mensal programado com este objetivo é a melhor forma de proteger os entes queridos, resguardando a estabilidade orçamentária familiar.

Conheça os planos odontológicos da Uniodonto Uberlândia feitos sob medida para você e sua família. Visite o site e contrate online a sua melhor opção de segurança e tranqüilidade.