Boca seca, lábios ressecados e rachados, dificuldade para mastigar, degustar, deglutir e falar. Quem possui estes sintomas pode estar sofrendo de boca seca ou xerostomia, que provoca ainda mau hálito e dor de cabeça, uma maior tendência à formação de cáries e um risco maior de infecções bucais.

A saliva, que na ocorrência de boca seca tem sua produção diminuída ou interrompida, possui papel importantíssimo na cavidade oral. Umidifica os tecidos bucais, ajuda no preparo do bolo alimentar, auxilia na fonética e, principalmente, protege contra infecções por vírus, bactérias ou fungos. Por tudo isto é essencial começar um tratamento o mais rápido possível.

Um princípio de desidratação pode provocar a sensação de boca seca, especialmente ao acordar, e pode ser combatido com a ingestão de água. Mas, se os sintomas persistirem, o melhor a fazer é consultar um médico ou dentista para diagnosticar se você está sofrendo de boca seca ou xerostomia.

Principais causas da boca seca:

• Doenças autoimunes;
  • Uso de medicamentos;
  • Deficiências nutricionais;
  • Problemas na tireoide;
  • Alterações hormonais;
  • Problemas respiratórios;
  • Hábitos de vida.

Como tratar a secura bucal

Em primeiro lugar deve-se encontrar a causa. Existem medicamentos como descongestionantes, analgésicos, diuréticos, remédios para depressão e pressão alta, que podem interferir na produção de saliva. Neste caso, uma nova prescrição médica pode ser solicitada.

A falta das vitaminas A e do complexo B pode ser suprida com uma alimentação que contenha peixes, carnes e ovos. Caso seja um sintoma de disfunção da tireoide, alterações hormonais ou de caráter respiratório, a tendência é que desapareça assim que estes problemas sejam tratados. Porém, para que estas causas sejam identificadas, é fundamental que uma consulta médica seja feita sem demora.

Eliminando-se as alternativas anteriores, o motivo pode estar relacionado a hábitos inadequados como fumar, consumir excessivamente alimentos açucarados ou mesmo o costume de não beber água. Nestes casos, a cura está na própria mudança de hábitos.

Para todas as situações nós selecionamos 3 dicas que podem amenizar, e muito, o desconforto da boca seca.

E então? Você está sofrendo de boca seca? Outros conteúdos relacionados podem interessar:

3 dicas para o alívio de quem está sofrendo de boca seca

Dica #1 – Beber bastante água ao longo do dia. A boa hidratação melhora a secura na boca, a pele, o funcionamento da bexiga e dos intestinos. Tenha sempre à mão um copo ou uma garrafa de água. Use um despertador para não esquecer.

Dica #2 – Mascar chicletes sem açúcar ou chupar balas também sem açúcar, que estimulam o fluxo salivar, tomando o cuidado para não respirar pela boca, que aumenta a secura da boca.

Dica #3 – Manter uma boa higienização bucal. Escovar os dentes com creme dental com flúor pelo menos 3 vezes ao dia, utilizar o fio dental pelo menos uma vez ao dia e proceder à limpeza geral no dentista pelo menos de seis em seis meses. Estes cuidados vão proteger seus dentes, diminuir a sensação de secura e garantir que o diagnóstico de boca seca seja feito rapidamente e as causas identificadas.

Navegue no nosso blog e tenha acesso a mais conteúdos úteis e interessantes relacionados à saúde bucal: http://uniodontouberlandia.com.br/blog/.