A maioria das pessoas não sabe quantos dentes tem um adulto na boca e, inclusive, se tem ou não uma dentição normal. Então, quantos dentes tem um adulto? Bem mais do que uma criança. Na infância, são 20 dentes de leite, ou decíduos, na dentição primária. Já em adultos essa quantidade se eleva para até 32, considerando os 4 dentes do siso ou terceiros molares.

Esta é a quantidade normal na dentição de um adulto, já praticamente completa no início da adolescência. Até os 21 anos de idade o processo normalmente se completa. Exceção feita para os dentes do siso. Isto porque existem casos em que não nascem todos os terceiros molares, ou ainda, que precisem ser retirados por nascerem em posição inadequada ou por não haver espaço na arcada para sua acomodação.

A quantidade de dentes de um adulto pode variar

O número de dentes varia tanto em função da idade como também de algumas situações especiais de anomalia. Há casos em que alguns dentes simplesmente não se formam. Isso costuma ser observado com os incisivos laterais superiores, que em algumas pessoas não nascem. A falha na formação de um elemento dentário é conhecida como Anodontia. Existem também situações inversas, onde há uma quantidade de dentes maior do que a esperada. Esses dentes extras são chamados de supranumerários.

Em todos estes casos não padrões, é comum ocorrer uma desarmonia na arcada, seja sobrando espaço ou com o aparecimento de encavalamento dos dentes. Isto pode ter como consequência uma dificuldade na utilização dos instrumentos de higienização da boca. A avaliação e o acompanhamento de um especialista são, então, de extrema importância. Pode haver a necessidade, o que é bastante normal, de intervenções para correção.
Entretanto, essas alterações de posicionamento podem ocorrer mesmo em situações de quantidade de dentes normal. Em todas as circunstâncias, os tratamentos ortodônticos visam harmonizar as arcadas, favorecendo, inclusive, a questão da estética.

 

Você pode se interessar também:

Como é uma consulta odontopediátrica?

Conheça as principais especialidades em Odontologia

15 males que podem ser evitados com consultas regulares ao dentista

Como funciona a perícia em plano odontológico?

 

Qual a função de cada grupo dentário?

Os 32 dentes humanos, metade localizados na arcada inferior e metade na superior, são classificados da seguinte forma:

8 incisivos – são os dentes da frente da boca. Sua função é cortar os alimentos.
4 caninos – estão nas laterais dos incisivos. Sua função é rasgar os alimentos.
8 pré-molares e 12 molares – encontram-se logo após os caninos até o fundo da boca. Servem para triturar os alimentos.

O ser humano através dos tempos, por uma questão de adaptação, devido a uma alimentação à base de carboidratos, teve uma redução no tamanho do maxilar. Este é o principal motivo pelo qual tornou-se necessária a extração dos terceiros molares, na quase totalidade das vezes. A maioria das pessoas atualmente não chega a manter os 32 dentes previstos.

A evolução da dentição

Grande parte da arcada dentária de um bebê já está em formação no ventre da mãe desde os quatro meses de gestação. A partir dos seis meses de vida começam a aparecer os primeiros dentinhos, sendo mais comum que nasçam primeiro os da arcada inferior. Eles vão continuar nascendo até os dois anos, aproximadamente, quando se completam 20 dentes. Aos seis anos esses dentes de leite começam a cair e são substituídos pelos permanentes.
Dos seis aos doze anos é a fase da dentição mista. É um período em que coexiste uma dentição composta por dentes de leite e permanentes. No final dessa fase provavelmente já estão formados 28 dentes permanentes. Durante esse processo os cuidados com a higiene são fundamentais, já que estes serão os dentes que ficarão para o resto da vida. A partir dos 16 anos já podem ser aguardados os dentes do siso.

Quantos dentes, então, tem um adulto? Um adulto com dentição normal possui de 28 a 32 dentes. Bem cuidados, estes dentes o acompanharão até a velhice.

Para mais informações sobre cuidados e tratamentos dentários, visite a página da Uniodonto Uberlândia no Facebook.

Leave a Reply