Cuidar do meio ambiente e da saúde bucal

By 3 de junho de 2020 Notícias

5 dicas para cuidar do meio ambiente e da saúde bucal

cuidar do meio ambiente 

5 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Sempre que pensarmos em meio ambiente, devemos avaliar nosso papel dentro desse ecossistema. Dessa forma, ampliamos o conceito do que é zelar pelo nosso futuro. Cuidar do meio ambiente envolve o exercício de qualidades como a generosidade, a paciência e a compreensão. A consciência ambiental é a preocupação com todas as formas de vida e a percepção de nossa interação com eles. É a capacidade de nos enxergarmos como parte da natureza. De fato, quando a desenvolvemos, passamos a valorizar ações essenciais para a nossa sobrevivência e de todo o sistema vivo. Na quarentena, estamos todos em casa, isolados. Porém, de certo modo, nossa interferência no meio ambiente pode ser ainda maior.

Nesse artigo, sugerimos algumas atitudes e mudanças de hábitos que envolvem a saúde bucal e os cuidados com o ambiente. Pequenas ações que podem ser feitas dentro do conforto de nossas casas, nesse período de isolamento social.

Dicas para cuidar do meio ambiente e da saúde bucal

1 – Economize água e energia

cuidar do meio ambiente

A redução no consumo de água e energia pode ser alcançada com atitudes simples, como:

  • Consertar os vazamentos em torneiras ou tubulações;
  • Evitar o uso exagerado de mangueira para lavar o carro ou o quintal;
  • Lavar toda a roupa em apenas alguns dias da semana;
  • Retirar os resíduos da louça com uma esponja úmida, para facilitar a lavagem;
  • Reaproveitar a água da máquina de lavar e colher a água da chuva, para regar o jardim e limpar o quintal;
  • Tomar banhos mais curtos;
  • Utilizar lâmpadas de baixo consumo;
  • Aproveitar a claridade externa, abrindo cortinas e janelas;
  • Desligar as luzes de aposentos que não estão sendo usados;
  • Fechar a torneira enquanto escova os dentes.

Muitas pessoas costumam colocar o creme dental na escova e seguir escovando os dentes, enquanto praticam outras atividades. É claro que será uma escovação ineficiente, já que a atenção não está concentrada. Além disso, há o desperdício da água caindo da torneira e as luzes do banheiro acesas.

Esse é um hábito que deve ser evitado, principalmente porque tende a ser seguido pelas crianças. Portanto, seja o exemplo, mostrando as técnicas corretas de higienização bucal e a importância de cuidar do meio ambiente.

2 – Pratique o consumo consciente

Atitudes sustentáveis ajudam a manter um patamar saudável na relação com as compras e com o dinheiro. Nem sempre precisa-se de tudo o que se quer. Entretanto, se uma pessoa possui condições de realizar seus desejos de consumo, pode, então, doar aquilo que não lhe serve mais.

Roupas, brinquedos, utensílios e móveis podem ser bem aproveitados por outras pessoas. Assim, além de consumir sem culpa, estará despertando os sentimentos de gratidão, generosidade e desapego. Os movimentos de partilha e doação são também grandes lições e exemplos para as crianças e jovens.

Apenas observe coisas que realmente devem ser trocadas e que não podem ser doadas ou compartilhadas. É o caso das escovas de dente, que devem ser substituídas assim as cerdas começarem a se abrir.

3 – Ajuste sua alimentação

A recomendação relativa à alimentação é sempre a mesma: pratique uma dieta saudável. Dessa forma, estará eliminando os alimentos comprados prontos, que possuem conservantes e excesso de embalagens. Aproveite também a presença de todos em casa, na quarentena, e faça um planejamento das compras e do preparo. Procure fornecedores locais e seja solidário.

Além disso, evite as guloseimas e doces para as crianças, dando preferência às frutas. Esses alimentos são ricos em vitaminas e nutrientes e ainda agem como limpadores dos dentes. E não se esqueça da higienização bucal sempre após as refeições.

4 – Reduza o lixo e implemente o descarte responsável

O plástico é um dos elementos mais prejudiciais ao meio ambiente. Por isso, os itens de uso único, como os descartáveis, devem ser evitados ao máximo. Diminuir o consumo de produtos com muitas embalagens e preferir as sacolas reutilizáveis para as compras também são ótimas ações.

Em relação à saúde bucal, o blog da Uniodonto Uberlândia traz excelentes dicas para um desperdício zero. E, no que diz respeito ao descarte, é fundamental separar materiais químicos, eletrônicos, pilhas e medicamentos. Esses produtos não podem ser simplesmente jogados na natureza, pois contaminam o meio ambiente.

5 – Recicle

cuidar do meio ambientePotes, latas, garrafas de vidro, garrafas pet, roupas velhas, rolos de papel higiênico, tudo isso pode ser reciclado. Existem empresas especializadas nesse processo. Porém, você pode usar sua criatividade, aproveitando esses materiais, desenvolvendo suas habilidades e criando uma atividade relaxante. É também um ótimo passatempo com as crianças. Aproveite e projete um lindo estojo para guardar seus objetos pessoais e suas escovas de dente.

Devemos lembrar que é nosso dever cuidar do lugar de onde tiramos todos os recursos que precisamos para viver. A educação ambiental é imprescindível para cuidar do meio ambiente e garantir o nosso futuro.

A Uniodonto Uberlândia é uma cooperativa que está sempre ao lado de seus cooperados e associados, na busca por um mundo melhor. Escolha o seu plano e venha conosco! 

Leave a Reply