Por que colocamos selantes dentários?

By 9 de setembro de 2020 Notícias

Por que colocamos selantes dentários?

De todas as doenças bucais, a mais comum é a cárie. É também a primeira etapa de processos mais complicados, como as doenças periodontais. Além disso, é responsável por situações de dor e desconforto na maioria das pessoas, pelo menos uma vez na vida. A cárie é uma lesão causada por bactérias produtoras de ácidos que desmineralizam a estrutura do dente. Portanto, a cárie dentária é uma dissolução de parte do esmalte, atingindo principalmente a área de mastigação dos dentes. A superfície oclusal é, normalmente, a mais atingida, devido a seus sulcos e fissuras reterem mais resíduos e placa bacteriana. Por essa razão, esse é o local prioritário para colocação dos selantes dentários.

 

Veja também:

5 dicas valiosas para escolher a melhor escova dental

8 dicas para escolher o fio dental

Como escolher o melhor creme dental

 

Os principais fatores de aparecimento de cáries são o tipo de alimentação e uma má higiene bucal. Isso explica a maior incidência delas na infância e na adolescência. Nessas fases, a dieta alimentar costuma conter mais sacarose e açúcares, aliada a uma higienização nem sempre bem feita.

O que são selantes dentários?

 

De qualquer maneira, higienizar completamente a face de mastigação dos dentes é muito difícil, por causa de suas características anatômicas. Os selantes dentários são, assim, uma maneira eficaz de proteger os dentes contra as cáries. Ao serem colocados nos molares e pré-molares, preferencialmente, selam as ranhuras e previnem as cáries.

Os selantes são compostos por material resinoso, que veda as fissuras e sulcos, formando uma barreira. Ao preencherem as cavidades da superfície, evitam que os alimentos fiquem retidos na região, dificultando a proliferação de bactérias. Sua cor varia do branco ao transparente.

A aplicação de selantes dentários é uma proteção extra

Quando os primeiros dentes permanentes aparecem, aos seis anos, eles já podem ser selados. O dentista pode indicar ou não a aplicação dos selantes dentários, e em quais unidades será mais eficiente. A rigor, o selante pode ser aplicado em quase todos os dentes.

O procedimento é feito a partir da limpeza do dente com uma pasta profissional e uma taça de borracha rotativa. Em seguida, é feita uma lavagem com água e a secagem. Para criar uma superfície mais áspera no dente e aumentar a aderência, é usada uma solução ácida por alguns segundos.

O selante é, então, aplicado e endurecido com o uso de luz ultravioleta. Pode ser utilizado também um tipo de substância quimicamente ativada, que dispensa o aparelho de luz. Após endurecido, o selante passa a proteger o dente, bloqueando os sulcos e impedindo a formação de cáries.

Os selantes dentários podem durar vários anos e podem ser substituídos, se necessário. A aplicação é feita em apenas uma sessão e não requer nenhum cuidado especial posterior. O paciente pode comer e beber logo após o tratamento.

Molares e pré-molares possuem sulcos mais profundos

Os dentes posteriores são os que mais possuem propensão às cáries e, portanto, são os maiores beneficiados pelos selantes dentários. Entretanto, outros dentes podem apresentar um relevo que justifique sua aplicação.  Até mesmo os molares decíduos podem ser selados, de acordo com recomendação do odontopediatra.

Adultos com alto risco de cáries, ou cujos dentes possuam grandes sulcos, também podem receber selantes dentários. É importante lembrar que o selante só protege a área onde foi colocado. Portanto, ainda é necessária a aplicação de flúor para a proteção do restante dos dentes.

Selantes dentários protegem a saúde bucal

A aplicação de selantes dentários é mais uma opção de tratamento para ajudar a manter a saúde bucal em dia. Funcionam como um bloqueio contra os problemas bucais, reduzindo os ataques às superfícies rugosas. Como são materiais fluidos, aderem ao esmalte dentário, protegendo as fissuras dos dentes.

Porém, nenhum procedimento de prevenção dispensa a necessidade de uma boa higiene bucal. Escovação e fio dental serão sempre os principais aliados de um sorriso perfeito. É importante prevenir, cuidar e preservar.

Conte com os planos odontológicos da Uniodonto Uberlândia para planejar e manter a saúde bucal de sua família. Contrate online no site e tenha à sua disposição a melhor e mais completa rede de profissionais credenciados.

Leave a Reply